Publicado em: 21 jun 2014

Últimos campeões, Campinense e Botafogo-PB decidem Paraibano pela quinta vez na história

jogo03

Finalmente o Campeonato Paraibano 2014 vai acabar. E a decisão vai reunir justamente os dois últimos campeões do Estado: Campinense (2012) e Botafogo-PB (2013).

Coincidentemente, Raposa e Belo são os maiores campeões estaduais: 26 títulos para os pessoenses e 19 taças para o Rubro-negro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Federação Paraibana de Futebol (FPF), os dois jogos das finais estão marcados para a próxima quarta-feira (25), com a partida de volta ficando para o sábado (28) ou o domingo (29).

A definição sobre o último jogo depende da colocação do Brasil no Grupo A da Copa do Mundo: se a Seleção ficar com a primeira colocação, joga no sábado. Caso fique em segundo, o time de Felipão atua no domingo.

Segundo os arquivos da Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation (RSSSF), que em seu site registra os resultados históricos de todas as competições de futebol do mundo, esta é quinta vez que Campinense e Botafogo-PB vão decidir o Campeonato Paraibano.

PARAIBAONLINE não considerou as decisões de turno, levando em conta apenas situações como a atual, onde as equipes lutam diretamente pelo título independente do regulamento.

E a Raposa leva a melhor no retrospecto. São três conquistas em decisões ante o Belo, contra apenas uma do rival litorâneo.

Em 1965, numa histórica decisão de três partidas, o Campinense conquistou o hexacampeonato em João Pessoa, ao bater o Bota-PB por 1 a 0, depois de um empate outra vitória pelo mesmo marcador.

Seis temporadas depois, o Rubro-negro serrano iniciou a sequência do tetra também vencendo o Belo. Foi novamente em uma “melhor de três” (duas vitórias e uma derrota) que o famoso “Time de Zé Pinheiro” papou o Paraibano de 1971.

Já em 1980, outra vez em um “playoff” de três pelejas, o Campinense conquistou seu último título sobre o Botafogo-PB.

O único título do Belo diretamente contra a Raposa, conforme o RSSSF, veio em 1984: 2 a 1 na decisão, após os pessoenses terem vencido o primeiro turno.

Na temporada de 1998, o Almeidão recebeu o seu maior público. Era 15 de novembro, decisão do terceiro turno, e 45 mil pessoas presenciaram a então 23ª conquista botafoguense.

No entanto, em 98, o Bota-PB já havia vencido os dois turnos anteriores, o que não transformava a partida em uma decisão direta pela taça.

 

 

Portal do Litoral PB

Com ParaíbaOnline




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...