Publicado em: 5 mar 2017

Transformação

Constantemente estamos nos confrontando com algum tipo de problema em nossa vida – dificuldades financeiras, perda de emprego, problemas de saúde ou a partida de um ente querido. São obstáculos que muitas vezes ultrapassam nossa capacidade humana de resolvê-los. A partir de então, permitimos que o medo e a dor dominem nossa mente e corpo.
A maneira como agimos nessas situações adversas refletirá positivamente ou negativamente em nossas vidas e até mesmo na vida das pessoas mais próximas de nós. Isso porque, soluções erradas são piores que a falta de solução.
Sendo assim, é fundamental que se procure dentro de si a razão dos problemas. Isso porque somos “educados” ou “acostumados” a omitir a nossa responsabilidade e facilmente colocamos a culpa no outro. Infelizmente isso não resolve nossos problemas, pelo contrário, muitas vezes são criados novos: inimizades, atritos e conflitos. Assim, é inútil procurar culpados, a menos que as provas sejam evidentes. Mas o mais prudente é encontrar uma forma para solucionar juntos e com brevidade.
Supervalorizar o problema também não é conveniente. Um dos maiores males da sociedade é maximizar os problemas. Não é a toa que mundo atual é crescente doenças como a depressão e o stress. Um dos modos mais fáceis é olhar para a dificuldade e enxerga-la do tamanho e proporção que realmente ela representa.
O ideal é procurar enxergar aspectos positivos nas situações desanimadores. Muitas vezes os problemas nos ajudam aproximar de pessoas, desenvolver nossa postura, aprimorar a paciência e encontrar nossas oportunidades. E buscar através da esperança a certeza que problemas humanamente impossíveis de serem solucionados, podem ser resolvidos pelo exercício da fé, crença e espiritualidade.
Saiba, não importa o tamanho ou o tipo do problema que você vem enfrentando ou possa vir a enfrentar, a maneira como agirás refletirá em sua vida. Então, procure evita-los e caso eles caiam de paraquedas tente transforma-los em oportunidades e aprendizagem para sua vida.

Paulo Henrique

Professor, mestre em Relações Internacionais e economista.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...