Publicado em: 26 out 2021

Secretário de meio ambiente e catadores de Pitimbu visitam cooperativa em Itabaiana visando implantação da coleta seletiva

O secretário de Turismo e Meio Ambiente de Pitimbu, José Netto, realizou na sexta-feira (22) uma visita a sede da Cooperativa de catadores de materiais recicláveis (ITAMARE) no município de Itabaiana, que tem onze anos de existência e é referência no estado.

José Netto estava acompanhado de catadores do município de Pitimbu que fazem parte da Associação dos Catadores. Eles conheceram de perto o processo de trabalho de uma cooperativa de materiais recicláveis.

A Prefeitura de Pitimbu busca as experiências positivas da Itamare para viabilizar seu projeto de implantação da coleta seletiva no município, tendo como princípio a capacitação dos catadores que são peças fundamentais para o setor de reciclagem.

“Foi uma visita muito importante onde pudemos conhecer todo processo, desde a chegada do material, até sua separação, triagem e comercialização. Para que venhamos a implantar a coleta seletiva devemos nos preparar para este momento, por isso fomos conhecer o projeto e também o funcionamento da cooperativa”, afirmou o secretário.

José Netto destacou ainda que junto com a prefeita Adelma Cristovam, irá planejar todas as ações para orientar a população e esclarecer sobre a importância da coleta seletiva que visa garantir sustentabilidade com o reaproveitamento do lixo reciclável.

A visita também serviu para conhecer o funcionamento de um pátio de compostagem, pois Pitimbu também terá o seu, através de um projeto do Governo do Estado, chamado “Paraíba mais Sustentável”.

O que é coleta seletiva?

A ideia é garantir sustentabilidade com o reaproveitamento do lixo reciclável.

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...