Publicado em: 29 fev 2024

Reunião articula liberação dos torneios de ‘canto e fibra de pássaros’, através do Clube ornitológico da Paraíba (COPB)


Uma importante audiência foi realizada nesta terça-feira (27) com o Secretário de Agricultura do Estado da Paraíba, Joaquim Hugo, com o intuito de solicitar a liberação dos eventos de canto e fibra de pássaros, que foram suspensos como medida preventiva à gripe aviária.

Recentemente o governo federal liberou a realização desse tipo de evento, mas a responsabilidade foi delegada aos estados. Juntamente com a Federação Ornitológica do Brasil (FOB),  e a Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros Nativos (COBRAP), o Clube Ornitológico da Paraíba (COPB) conseguiu elaborar um protocolo de biossegurança fundamental no fortalecimento da ornitologia nacional, e com esta voz unificada, objetiva a promoção do bem-estar das aves e o estabelecimento de parcerias que

impulsionem a qualidade da criação em ambiente doméstico no Brasil.

Atuando com responsabilidade, transparência, comprometimento e contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável da criação, desenvolvimento e melhoramento genético de aves domésticas, exóticas e nativas do estado.

“Estamos buscando a liberação junto à Secretaria de Agricultura. Esses eventos não apenas são um hobby, também é uma atividade econômica significativa para o estado e principalmente uma preservação de extinção das espécies ”, disse Júnior Babu, presidente do Clube Ornitológico da Paraíba (COPB).

Kleber Geraldo que representou o deputado Michel Henrique na reunião, destacou que atualmente 8 mil criadores de pássaros estão inscritos na Paraíba, sendo 4 mil entusiastas cadastrados no COPB.

Presentes na reunião também estavam a ex-deputada federal Edna Henrique, o deputado Walber Virgolino, Nauber Brilhante, o vice presidente da COPB Iuserf Lincoln e o advogado da COPB João Paulo.

Os proprietários dos pássaros possuem autorização ambiental e cadastro juntos aos órgãos competentes, e entre os competidores estão as espécies: Azulão, Papa-capim, Curió, Canário, trinca ferro, dentre outras. Todos os pássaros participantes da competição são registrados pelo Ibama e pela Sudema, e os criadores possuem autorização para mantê-los.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...