Publicado em: 27 out 2022

“Redescobrindo o Centro Histórico”: Projeto de Fabíola Rezende conscientiza sobre a preservação daquela área

Incentivar a preservação do Centro Histórico de João Pessoa a partir de uma perspectiva social, educacional e cultural. É o que prevê o projeto “Redescobrindo o Centro Histórico”, de autoria da vereadora Fabíola Rezende (PSB), que foi apresentado na sessão desta quinta-feira, dia 27, durante sessão da Câmara Municipal de João Pessoa e que será analisado nas comissões temáticas da Casa antes de ir à votação

O projeto “Redescobrindo o Centro Histórico” proposto por Fabíola Rezende prevê a conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio histórico material e imaterial, o desenvolvimento de práticas que valorizem a cultura da própria região. “A cidade de João Pessoa possui um acervo arquitetônico vasto e diversificado. A capital pode ser vista como um espaço urbano composto por monumentos, arquitetura corrente e áreas públicas livres, formando um conjunto que celebra e representa o ecletismo no país e essa riqueza precisa ser preservada e conhecida”, frisa a vereadora.

Entre as ações previstas no projeto “Redescobrindo o Centro Histórico”, Fabíola Rezende ressalta que a Prefeitura de João Pessoa deverá realizar anualmente um calendário de atividades a serem realizadas no Centro Histórico com o objetivo de promover a conscientização da preservação patrimonial, cultural e a história da própria cidade.

A vereadora aponta que “deverão ser realizados eventos com artistas e manifestações culturais com regularidade, atividades educacionais enfocando a importância daquela área, ações extracurriculares que estimulem estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino a conhecer o Centro Histórico de João Pessoa”.

Além disso, Fabíola Rezende aponta que a Prefeitura de João Pessoa deverá criar o Comitê Gestor do Centro Histórico para aproximar a comunidade e definir ações para pôr em prática as políticas de preservação daquela área. “O projeto ‘Redescobrindo o Centro Histórico’ surge como uma ferramenta capaz de despertar o interesse da sociedade para com as práticas relacionadas à cultura”, acrescenta.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...