Publicado em: 22 ago 2016

Projeto do deputado André Amaral fortalece desenvolvimento regional de universidades

14080970_1111960038880445_1102839478_n

O deputado federal André Amaral (PMDB-PB) apresentou um projeto de lei (PL 6000/16) que altera regras e objetivos gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para dinamizar e dar mais eficiência à avalição. Segundo o parlamentar, a proposta prevê uma seleção inicial, por meio de edital, com características pré-fixadas. “Primeiro se tem um edital, transformado em lei, que vai dizer como será o processo de escolha, como o candidato deve ser, onde deve se apresentar”, explica.

Amaral acrescenta que o PL regionaliza parte das vagas do Enem e reserva um percentual de 30% para estudantes que tenham concluído no estado sede da universidade. “A porcentagem se divide da seguinte forma: 10% das vagas vão para qualquer aluno que tenha terminado os estudos no estado. E os outros 20% vão para os alunos que tenham concluído o ensino médio num raio de até 120 quilômetros do campus”, destaca.

O deputado afirma que a proposta tem como o objetivo promover a formação da população local e o desenvolvimento das regiões próximas aos centros de ensino superior. “Esse projeto visa que a universidade cumpra verdadeiramente sua função social, que é formar as pessoas que moram no entorno do campus”, avalia. “Precisamos interiorizar o ensino”, acrescenta.

Amaral diz que o próximo passo será trazer o apoio dos reitores do país à Casa para que a tramitação do projeto ganhe celeridade. O parlamentar já conta com o empenho da reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz. “A proposta foi muito bem recebida entre os reitores”, conclui.

 

Da Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...