Publicado em: 12 maio 2015

Pescadores de Pitimbu e Acaú são capacitados para exercer a profissão de forma regular

pescadores 1 pescadores 4 pescadores 5 pescadores 6

Um grupo de pescadores sob a orientação de instrutores e professores participou de uma demonstração de sobrevivência no mar. A atividade prática foi promovida pelo Campus Avançado Cabedelo Centro em parceria com a Capitania dos Portos da Paraíba e Colônia de Pescadores locais.

Pitimbu fica a 65 km de João Pessoa e tem um dos mais belos litorais da costa paraibana. A economia da cidade gira basicamente em torno da pesca, mas a maioria dos pescadores desconhece as regras de proteção no mar e não possui a carteira que possibilita o exercício legal da profissão. Uma realidade que está prestes a mudar graças à intervenção do Instituto Federal da Paraíba.

Trinta e cinco pescadores de Pitimbu estão participando do Curso de Pescador Profissional- POP nível 1, oferecido pelo Campus Avançado Cabedelo Centro, antigo Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima. Antes da aula prática de sobrevivência, os pescadores aprenderam a manusear o colete salva vidas e utilizar outros equipamentos de segurança.

A atividade da pesca antes restrita aos homens vai aos poucos ganhando a adesão das mulheres. Uma das alunas Michele Correia estava empolgada com as aulas. “As mulheres estão avançando no trabalho da pesca, há muito tempo a gente lutava por este curso e agora surgiu esta oportunidade” disse.

O pescador Jean Wellington da Silva há 8 anos se aventura no mar e disse que a profissão tem seus perigos. “O barco de um colega meu parou de funcionar e ficou cheio de água, incidentes assim acontecem”. O instrutor André Campos revelou que há resistência dos pescadores na utilização de equipamentos de segurança e salvamento. “Temos a preocupação em conscientizá-los sobre os procedimentos corretos de emergência e em situação extrema de abandono do barco” afirmou.

O Presidente da Colônia de Pescadores de Pitimbu, Antônio Soares da Silva, conhecido como Careca, disse que o curso vai permitir que os pescadores naveguem com mais segurança. O presidente da Colônia de Pescadores de Acaú, José Custódio Evangelista, ressaltou a importância do curso e agradeceu ao Instituto Federal pela oportunidade que também é oferecida naquela comunidade.

Segundo a Diretora do Campus Avançado Cabedelo Centro, Keitiane de Araújo Sousa, os cursos para pescadores atendem a uma demanda de reconhecimento de saberes, “Nosso trabalho é mais do que uma atividade acadêmica, é uma ação de cidadania para que eles se reconheçam como pescadores porque muitos deles vivem na informalidade” disse. Ao final do curso os pescadores receberão a CIR- Caderneta de Inscrição e Registro da Marinha que dará direito ao exercício da pesca de forma regular.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...