Publicado em: 24 set 2013

Pedras de Fogo é o primeiro município da Zona da Mata a implementar Lei Geral

Com a formação do comitê gestor que dará encaminhamento às ações de implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas da cidade de Pedras de Fogo o município será o primeiro da Zona da Mata a regulamentar a Lei. A Região possui 33 cidades onde existem 26.780 mil empresas formais e 80 mil negócios informais.

Na oportunidade foram priorizadas a criação da `Sala do Empreendedor`, a realização de duas pesquisas, sendo uma para analisar os dados sobre informalidade no município e outra para levantar as oportunidades de negócios apontando as áreas potenciais para investimento. Além disso serão realizadas ações de informação e orientação para os empreendedores individuais.

Para a cidade de Pedras de Fogo a estratégia se configura como uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico, cumprindo um importante papel de se tornar exemplo para os demais municípios da região. A medida também é vista como determinante para o crescimento das sustentável das MPE, com menos burocracia e menor carga tributária, que desponta para uma nova política de desenvolvimento local.

Martinho Montenegro, analista do Sebrae Paraíba, afirma que a “iniciativa deve ser vista como um espelho para os demais gestores municipais”. O analista que é responsável por acompanhar todo o processo no município desde a regulamentação da Lei em dezembro do ano passado até o recente encontro que promoveu a instalação do comitê gestor municipal, informou que outros cinco municípios da Zona da Mata paraibana estão com reuniões marcadas para criação do comitê, são eles: Baía da Traição, Salgado de São Felix, São José dos Ramos e Manguape.

Participaram da reunião a Prefeita de Pedras de Fogo, Maria Clarice Ribeiro Borba, todos os secretários municipais, presidente da CDL do município, representante do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, representante do Banco do Nordeste, um consultor e um analista do Sebrae Paraíba.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...