Publicado em: 26 jul 2021

Painel Funesc desta terça discute formação e ambientes para o ensino da dança

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (27), a partir das 19h, mais uma edição do ‘Painel Funesc’, com o tema “Dança e Educação – O ensino da dança em ambientes formais, não formais e informais”, que terá como convidados Juliana Ribeiro e Arthur Marques, professores do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB, e Laura Moreno, diretora do Cearte. A conversa será mediada por Itamira Barbosa, com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov).

O intuito deste Painel Funesc é apresentar os diferentes ambientes, metodologias e objetivos no ensino da dança, além de dialogar sobre a importância da dança na escola, para a formação cidadã, e ainda alguns aspectos sobre a formação dos dançarinos.

A convidada Juliana Ribeiro é professora adjunta lotada no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, graduada em Dança pela Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro, e atualmente cursa Doutoramento em Educação Artística na Universidade de Lisboa. Juliana também é autora do livro “Angel Vianna através da História – a trajetória da dança da vida”, publicado pela editora Appris.

Arthur Marques de Almeida Neto é professor adjunto do Departamento de Artes Cênicas da UFPB e vice coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROF-ARTES), também da UFPB. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e mestre e especialista em Dança pelo PPGDança, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ainda é licenciado em Dança pela Faculdade Angel Vianna e atuou como bailarino no eixo Rio-SP, em companhias de dança, televisão, cinema e teatro musical.  Escreveu o livro “Dança Contemporânea: Comunicação sem Objeto”, lançado pela Editora Gramma (RJ), em 2018.

Laura Moreno é artista de dança, educadora artística formada pela UFPB e uma das fundadoras da Escola Piollin. Estudou no Centro Internacional da Dança de Paris e, no Uruguai, fundou a “AURA – Taller de Trabajo Corporal”. Atua no Centro de Investigação para uma Educação Criativa (Cidec), como artista/docente. É integrante e cofundadora do Núcleo de Educação Transformadora da Paraíba (NETPB), desde 2018. Atualmente, é diretora do Centro Estadual de Arte (CEARTE), em João Pessoa, núcleo que oferece à população o acesso ao ensino da Arte, em seis linguagens artísticas: artes visuais, audiovisual, dança, literatura.

A mediadora Itamira Barbosa é atriz, produtora e professora. Mestra em Artes pela UFPB, atua em grupos de teatro desde 1995, tendo passado pelo grupo de teatro de rua “Quem tem boca é pra gritar” e “Grupo Graxa de Teatro”. Atualmente, é atriz no “Grupo de Teatro Engenho Imaginário” e integrante do “Coletivo Atuador”, que pesquisa a atuação para o audiovisual.

Já participou de filmes, como o longa metragem “Por Trinta Dinheiros”, de Vânia Perazzo, e “Rebento”, de Andrê Morais. Participou também da série “O sumiço de Santo Antônio”, gravada pela TV UFPB. Sua trajetória tem uma relação forte com as culturas e manifestações populares brasileiras: dançou em grupos folclóricos e atuou em espetáculos de rua, com foco na pesquisa dessas linguagens. No mestrado, estudou o Ensino das Artes Cênicas na Escola com base na experiência, apreciação e criação com as culturas populares.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.

Serviço:

Painel Funesc
Terça feira – 27/7/2021 – às 19h
Tema: “Dança e Educação – O ensino da dança em ambientes formais, não formais e informais”
Convidados: Juliana Ribeiro e Arthur Marques (professores do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB) e Laura Moreno (diretora do Centro Estadual de Arte da Paraíba – Cearte)
Mediadora: Itamira Barbosa (atriz, professora e produtora – Funesc)
Transmissão: YouTube (youtube.com/funescpbgov)




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...