Publicado em: 1 fev 2019

Morre o poeta centenário João Furiba; Edna Henrique e João Henrique emitem nota de pesar

Faleceu na noite desta quinta-feira (31), no Hospital Regional de Cajazeiras, Sertão da Paraíba, o poeta centenário João Batista Bernardo, conhecido como ‘João Furiba’. O seu sepultamento será nesta sexta-feira (1º) de fevereiro, no cemitério da cidade de Triunfo, onde residia com seus familiares.

O deputado estadual João Henrique e a deputada federal Edna Henrique emitiram notas lamentando a perda de um dos grandes nomes da viola, da poesia e do repente. Discípulo de Pinto de Monteiro, com quem viajou por mais de 15 anos, Furiba faz parte da galeria dos maiores repentistas do Brasil.

“Lamento profundamente o falecimento de um dos grandes repentistas do Nordeste, a lenda da viola, o poeta popular João Furiba, que nos deixou aos 100 anos de idade. João Furiba nasceu em Taquaritinga do Norte, em Pernambuco, porém viveu boa parte de sua vida no município de Sumé, no Cariri Paraibano. E, encerrou seus dias vivendo na cidade de Triunfo. O artista que era considerado uma lenda da viola nordestina, foi companheiro por muitos anos do também repentista Pinto de Monteiro, inquestionavelmente o nome mais respeitado no mundo da cantoria. A viola de João Furiba silenciou, mas seu nome continuará vivo na cultura popular brasileira. Que Deus o receba no Reino Celestial e conforte sua família. Descanse em paz, poeta”, disse a deputada federal Edna Henrique.

O deputado João Henrique se solidarizou com os familiares do poeta repentista.

“É com imensa tristeza que lamentamos a perda de um dos maiores repentistas do Nordeste, João Batista Bernardo, conhecido como João Furiba. Nascido em Taquaritinga do Norte-PE, viveu boa parte da vida em Sumé, no Cariri Paraibano. O artista, que era um dos maiores nomes da viola, teve dez casamentos e 20 filhos, e faleceu no hospital regional de Cajazeiras nesta quinta-feira, dia 31. Aos os familiares e amigos de João Furiba, nosso profundo pesar pela inestimável perda”, pontuou o parlamentar.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...