Publicado em: 29 maio 2015

Ministro da Integração virá conhecer a realidade da seca na Paraíba, no dia 12

201505280755310000001529

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, desembarcará na Paraíba no dia 12 de junho para conhecer a realidade atual da forte seca que atinge o Estado. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (28), pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), que participou de audiência com o ministro, na noite desta quarta-feira (27), em Brasília, junto com outros deputados federais, deputados estaduais e prefeitos paraibanos.

Na oportunidade, o deputado federal pediu o avanço das obras do projeto de integração de bacias do Rio São Francisco e a garantia sobre a continuação do apoio em ações emergenciais na Paraíba. “Precisamos avançar e antecipar o calendário da obra da Transposição, dentro das limitações orçamentárias. A obra não pode parar. E a destinação de recursos para convivência com a seca não pode ser atingida por cortes”, disse Aguinaldo Ribeiro.

De acordo com o deputado, o Estado vive um período de seca que se estende a cada ano e a obra do Rio São Francisco trará alivio para a população que sofre com a seca. Aguinaldo também comentou os R$ 18 milhões já anunciados pelo Ministério da Integração Nacional para abastecimento de água por carro-pipa e implantação de adutora de engate rápido para o Estado.

“Essas ações são paliativos necessários que não temos como fugir desta realidade. Mas desejamos uma solução definitiva e estruturante, como a Transposição, e estamos brigando por ela”, explicou. A perfuração de poços também foi citada por Aguinaldo Ribeiro como uma das ações emergenciais necessárias para o abastecimento de água.

O ministro Gilberto Occhi garantiu os recursos e o andamento das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco e também da Adutora do Pajeú e Vertentes Litorâneas. Além disso, o ministro também explicou aos parlamentares as prioridades para a destinação dos R$ 18 milhões já disponíveis.

 

 

Do WSCOM Online



Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...