Publicado em: 20 maio 2015

Mesmo com crise hídrica… Caicó-RN vai ser abastecida por barragem da Paraíba

acude_gargalheir_em_acari_com_pouca_agua._eduardo_maia_23_0

DO NOVO JORNAL
O município de Caicó vai passar a ser abastecida com as águas da barragem Coremas, na Paraíba, que teve abertura das comportas autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA). O início do reforço no abastecimento deve acontecer até a próxima sexta-feira (22).

Apesar do reforço no abastecimento, o Governo do Estado permanece com o esquema de rodízio. Segundo Rosy Gurgel, gerente da regional Caicó da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), seriam necessários 5 metros cúbicos para melhorar significativamente o abastecimento. No entanto, com as águas da barragem paraibana, a vazão será de três metros cúbicos por segundo.

O reservatório paraibano tem capacidade para armazenar 1 bilhão e 300 milhões de metros cúbicos de água, mas, atualmente, tem apenas 200 milhões, menos de 20% de sua capacidade, segundo informações da Secretaria de Recursos Hidricos da Paraíba.

Ainda de acordo com a gerente, a situação de escassez exige da população senso de responsabilidade e cuidados contra o desperdício no uso dos recursos hídricos. A falta de chuvas tem levado o Estado a um quadro em que dez cidades estão com seus sistemas de abastecimento de água em colapso e outras 11 têm o fornecimento feito em sistema de rodízio. Caicó é uma das cidades em rodízio na região Seridó.

Segundo dados da Caern, a cidade de Caicó conta com um esquema de rodízio de abastecimento entre o Centro e os bairros da Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste, que têm água durante 48 horas, seguidas de outras 48 horas com o sistema parado.

A manobra visa viabilizar a duração do abastecimento por mais tempo. Na Zona Norte, os bairros que são abastecidos por manobra são Alto da Boa Vista, Recreio, Samanaú, Salviano Santos, Nova Caicó, Darci Fonseca, Boa Passagem, Conjunto Vila do Príncipe e Loteamento Serrote Branco. Na Zona Sul, os bairros são Paraíba, Barra Nova e Acampamento. Na Zona Oeste, são as partes mais altas do bairro Walfredo Gurgel que estão com dificuldades no abastecimento.

 

http://www.novojornal.jor.br/noticias/cidades/caico-vai-ser-abastecida-por-barragem-da-paraiba




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...