Publicado em: 28 jun 2015

Marcha pela PAZ nos Bancários reúne milhares e movimento emite carta aberta

IMG-20150627-WA0525 IMG-20150627-WA0586 IMG-20150627-WA0605 IMG-20150627-WA0618

Milhares de pessoas se reuniram na tarde deste sábado (27) na Marcha pela Paz realizada no bairro dos Bancários.

O protesto foi contra os casos de violência registrados no bairro nos últimos meses e que foi agravado no último sábado (20) quando duas mulheres e um bebê foram raptados no bairro. Elas foram estupradas e uma morreu. A criança foi encontrada a 10 metros do local do crime, mas passa bem.

Os organizadores revelaram que o objetivo já foi alcançado que era chamar atenção da sociedade e das autoridades para a problemática da violência e para a instalação de um Distrito Integrado e Segurança Pública (Disp) no bairro.

A organização também entregou uma Carta Aberta aos participantes, veja:

 CARTA ABERTA DO MOVIMENTO PELA PAZ

A Comunidade dos Bancários, reunida na tarde de 27 de Junho de 2015, às 17 horas na Praça da Paz, unida num só grito de PAZ, para pedir as autoridades constituídas, ações efetivas e diretas que possam restabelecer a dignidade dos seus moradores no sagrado direito constitucional do ir e vir, a muitos de nós retirado pelo crescente aumento da violência em todo o Brasil.

Como bandeiras de lutas, estabelecemos:

– Pedido ao Congresso Nacional de URGÊNCIA URGENTISSIMA na votação da Reforma do Código Penal, colocando um fim na impunidade e classificando como hediondo o assassinato de policiais, o que atinge diretamente ao ESTADO.

– Pedido ao Governo Federal a criação do Ministério da Segurança Pública, a fim de centralizar as ações de segurança em todo o País, favorecendo a repreensão às drogas, ao alinhamento salarial dos policiais e a aquisição uniforme de equipamentos (armamentos, veículos e equipamentos de inteligência).

– Pedido de urgência ao Governo do Estado da Paraíba na implantação de uma Delegacia Integrada de Segurança Pública – DISP e uma Unidade de Polícia Solidária – UPS no bairro dos Bancários, fazendo com que o aparato policial tenha uma proximidade à comunidade local e adjacências.

– Pedido ao Governo Municipal de João Pessoa para qualificar a iluminação pública nas ruas que se encontram tomadas pela escuridão; intensificar a poda de árvores, para que o espaço urbano se torne o local de circulação com segurança e sem temor; ocupação com atividades sócio educativas nas praças do bairro, para que sejam espaços de convivência que não ofereçam riscos à comunidade.

Movidos pelo Deus Paz, que anuncia o Shalom a todos os povos, esperamos que nosso bairro se torne um lugar em que reine a segurança, o respeito e, sobretudo a mensagem do ressuscitado, “Jesus pôs-se no meio deles e disse-lhes ‘a Paz esteja convosco’ ” Jo 20,19.

A organização pede para que todos que participarem da marcha se vistam de branco para chamar a atenção para a violência no bairro e em toda cidade.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...