Publicado em: 6 jun 2015

Mapa da Violência: 10% dos homicídios na Paraíba foram com armas brancas

Nova Imagem

Era manhã no dia 25 de abril de 2013 quando a jovem Elaine Lima, de 23 anos, caminhava nas ruas da cidade de São Mamede, no Sertão do Estado, mas teve seu percurso interrompido por um perseguidor, que a atingiu com diversos golpes de faca. Ela ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. A jovem entrou nas estatísticas que apontam que, naquele ano, 10,1% dos crimes contra a vida registrados na Paraíba foram cometidos com o uso de objetos perfurantes ou cortantes, o equivalente a 157 crimes. Com esse índice, o Estado ficou em 4º lugar no país entre os que menos matam dessa forma.

Os dados inéditos são do Mapa da Violência 2015, que computa os homicídios cometidos no país no ano de 2013. Os números são os mais recentes disponíveis e foram extraídos do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Em todo o país, em média 15,8% dos crimes contra a vida registrados naquele ano foram utilizando arma branca.

No país, o Estado que teve a maior participação de armas brancas no total de homicídios foi o Amapá (46,6%) seguido por Tocantins (41,2%) e Acre (32,8%). Na outra ponta está o Rio de Janeiro (5,2%), com a menor taxa de crimes cometidos com objetos perfurantes.

Em segundo está Alagoas (8,3%); Espírito Santo (10%) e, logo após, na quarta posição, vem a Paraíba.
De acordo com o coordenador de comunicação da Polícia Militar da Paraíba (PM), major Cristóvão Lucas, os crimes cometidos com o uso de arma branca são, em sua maioria, passionais. “Casos de homicídios que tenham tido a arma branca como objeto para cometer o crime são muito observados em brigas de casais. A maioria desses crimes acontece sem premeditação e ocorrem no calor da emoção”, comentou, reiterando que outro motivo pelo qual ainda se observa uma quantidade considerável de homicídios por faca no Estado é devido à crescente apreensão de armas de fogo pela PM.
Somente nos últimos quatro anos foram mais de onze mil armas retiradas de circulação.

 

 

Portal do Litoral

Com Jornal da Paraíba



Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...