Publicado em: 8 ago 2015

Jovem de 15 anos que desobedeceu ordem da Polícia é morto com tiros nas costas em São Bento; tenente foi afastado

1782014_730264987080567_3310945252761989201_nIMG-20150808-WA0054IMG-20150808-WA0209

O que deveria ser uma abordagem policial de rotina, terminou na morte de um jovem de 15 anos, na noite desta sexta-feira (7), na cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba.

Há várias versões para o crime, mas, o fato é que o menor Roosevelt Linhares foi morto com disparos de arma de fogo nas costas ao fugir da abordagem policial.

Ainda segundo os populares, três policiais militares que estavam em rondas pelas ruas de São Bento atenderam a um chamado para averiguar uma ocorrência onde jovens estavam em atitude suspeita, utilizando uma motocicleta Honda Broz, de placa QFC – 9397, São Bento-PB e, ao se depararem com os dois em alta velocidade e sem capacete, os PM’s teriam pedido para que a dupla parasse através do sistema de som da viatura, porém, eles se recusaram e empreenderam fuga dando início a uma perseguição.

10312541_816541781786220_8854186736889258359_n

De acordo com a Polícia, houve uma troca de tiros, e nesse momento o jovem Roosevelt Linhares, estudante, foi atingido com tiros nas costas, e veio a óbito ainda no local.

O segundo acusado, após a morte do seu colega, conseguiu fugir do local tomando rumo ignorado.

IMG-20150808-WA0220

O delegado da Policia Civil da cidade de São Bento, Homero Perazzo Filho, relatou que mesmo com toda comoção nas redes sociais, ninguém apareceu para contestar a versão da PM ou como testemunha do ocorrido.

Ouça o áudio do delegado

Nas redes sociais o assunto virou uma grande polêmica, entre os internautas, onde as pessoas demostraram ser a favor e outras contra a abordagem dos policias envolvidos no caso.

As investigações seguem por conta da Policia Civil, o veículo usado pelos jovens foi apreendido e até a manhã deste sábado ninguém foi buscar, as armas dos Policias militares que realizaram a perseguição também foram apreendidas. As armas e a moto foram encaminhadas para a perícia. O tenente que comandou a abordagem foi afastado até o fim das investigações.

O Delegado Homero, ressaltou o trabalho que a polícia vem realizando na cidade, disse ainda que o fato lamentável vai ser apurado e esclarecido ao povo de São Bento.

Versão da Policia Militar

O 2° Tenente Rizzardo, da companhia de São Bento, por volta das 22h30 informou que na noite do dia 07/08, dois elementos armados em uma moto efetuaram 4 disparos, que atingiram a viatura na altura do capô e do para-brisa. Em revide, a guarnição atirou contra os elementos que caíram da moto e fugiram a pé pelo mato deixando para trás um revólver calibre 38. Algum tempo depois, o jovem que se encontrava na garupa da moto foi encontrado por populares ferido e foi conduzido ao hospital da cidade, onde veio a óbito. O outro elemento envolvido na ocorrência não foi encontrado pela PM. O tenente foi afastado de São Bento e conduzido para o CPR 2 até o fim das investigações.

O capitão Cunha Lima, comandante da Polícia Militar área que compreende São Bento, informou que um procedimento será aberto para que, em paralelo à investigação da Polícia Civil, o fato seja apurado internamente. O comandante ressaltou que o PM que assumiu a autoria do disparo foi afastado das funções em São Bento e enviado para outra cidade do Sertão da Paraíba.

“Decidimos afastar o policial da cidade para que a integridade física dele fosse preservada. Porque a cidade ainda está muito agitada com a situação, tem gente falando que vai matar policial. Até onde tive conhecimento, o policial em questão assumiu a autoria do disparo, foi até a delegacia, prestou depoimento, tudo isso espontaneamente. Se houvesse algo de errado, ele não teria essa intenção”, avaliou.

Ainda de acordo com o capitão Cunha Lima, até a manhã deste sábado (8), nenhum familiar do adolescente morto procurou a polícia, nem o outro ocupante da motocicleta foi até a delegacia confrontar a versão dada pelos policiais militares. “Ninguém pode julgar, adivinhar o que aconteceu. Só quem estava na hora sabe de fato. A única versão que temos até o momento é a dos policiais”, finalizou o capitão da Polícia Militar.

IMG-20150808-WA0054

IMG-20150808-WA0216

 

Portal do Litoral 

Com informações de Dayana Trigueiro




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...