Publicado em: 14 set 2022

Funjope prepara convocação para IV Conferência Municipal de Cultura

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), está preparando a convocação para a IV Conferência Municipal de Cultura, que deve acontecer em março de 2023. A convocação acontece a partir de um decreto que será publicado em breve, mas antes do evento serão realizadas pré-conferências nos próximos meses de novembro e dezembro.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, disse que a Conferência está sendo planejada a partir da necessidade de atualização do Plano Municipal de Cultura, processo que está sendo feito por um grupo de trabalho instituído no ambiente do Conselho Municipal de Política Cultural. “A Conferência será o grande momento de reflexão e de consolidação dos caminhos da nossa política pública de cultura”, observou.

Realizada pela Funjope, a IV Conferência Municipal de Cultura tem o objetivo de propor estratégias de articulação e cooperação institucional com os demais entes públicos municipais e destes com a sociedade civil, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais.

No evento, será dinamizada a participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para consolidar o Sistema Municipal de Cultura, envolvendo a proposta de subsídios para elaboração e implementação do Plano Municipal de Cultura.

Também é intenção propor estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável, para proporcionar aos fazedores de cultura locais o acesso aos meios de produção, assim como sugerir estratégias para universalizar seu acesso à produção e à fruição dos bens, serviços e espaços culturais.

A meta é fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes locais em prol da cultura, contribuir para a integração das políticas públicas locais que apresentam interface com a cultura e avaliar os resultados obtidos nas Conferências Municipais de Cultura anteriores.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...