Publicado em: 25 nov 2022

Exigências legais e custos com inspeção predial atormentam síndicos e moradores

Essencial à segurança dos moradores, a manutenção predial passou a ser uma preocupação deles e não só do síndico, tamanha a complexidade em conciliar manutenções física e estrutural decorrentes do tempo de uso com exigências legais, que são auferidos em inspeções periódicas e quando não atendidas resultam em multas pesadas, que vão de 1 a 100 UFIR’s (R$ 4.532,00) por cada documento.

Tudo isso implica em despesas que repercutem nas taxas de condomínio ou extras, que vão à estratosfera, sobretudo nos prédios que contam com poucas unidades. Em João Pessoa, por exemplo, desde o ano passado a Lei n 1955 obriga a inspeção predial, manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos e privados, ou seja, custos adicionais com engenheiros, civil, elétrico e arquiteto.

Administradoras se esquivam

Nesse contexto, ainda tem minuciosa vistoria do Corpo de Bombeiros e até pagamento a um engenheiro de segurança do trabalho devidamente registrado no Crea para mensalmente prestar informações sobre o e-social, pois há administradoras que se esquivam dessa incumbência sob alegação de não disporem de programa nem de profissionais.

O Programa Tambaú Imóveis e Negócios deste sábado(26), discutirá com a professora universitária Kenny Rodrigues e o engenheiro civil Márcio Espínola como lidar com situações como essas, desconhecidas de muitos, a exemplo da relação entre tempo de construção da edificação e intervalo de anos para vistorias.

“Nesse contexto, como ficam condomínios verticais com 20, 30 anos, para atender a exigências dos bombeiros voltadas a prédios recentemente construídos? São muitas e inadiáveis as questões que atormentam síndicos, por terem de resolvê-las e gerar mais problemas com moradores incompreensivos e o que é pior, aumentar inadimplência”, afirmou o apresentador e também administrador de empresas Rômulo Soares.

Marque na agenda

O Programa, apresentado pelo administrador de empresas e também advogado, vai ao ar às 9h de todos os sábados pelo Canal 5 da TV Tambaú – SBT, tem transmissão simultânea pelo www.portalt5.com.br e traz sempre entrevistas com qualificados profissionais sobre importantes temas e proporciona participação dos telespectadores/internautas por meio do número (83)99854-2957 (WhatsApp).

Além do Giro de Ofertas por conceituadas construtoras, incorporadoras e imobiliárias de empreendimentos voltados a clientes de diversas faixas de renda, um outro quadro que se destaca é o Momento Imobiliário, protagonizado pelo presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis, João Teodoro.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...