Publicado em: 3 mar 2016

Estudantes desocupam reitoria da UFPB e encerram greve de fome

alunos_ufpb

Após mais de uma semana de mobilização, a reitoria da UFPB no campus de João Pessoa começou a ser desocupada pelos estudantes na manhã desta quinta-feira (3). Quatro jovens que estavam fazendo greve de fome há 10 dias foram levados para o hospital Santa Isabel, na capital, onde devem permanecer recebendo atendimento médico.

Desde a segunda-feira (29), a reitoria estava ocupada por estudantes. A ocupação foi feita após uma reunião de negociação relacionada à greve de fome realizada por quatro alunos na entrada da reitoria desde as 8h do dia 23 de fevereiro.

Em uma reunião intermediada pelo Ministério Público Federal (MPF) entre os estudantes e a reitora da UFPB, Margareth Diniz, iniciada na noite de quarta-feira (2) e terminada no início da manhã desta quinta, foram definidos os termos do acordo. Os itens foram lidos pelos alunos que ocupavam o local antes que eles decidissem desocupar o local. Uma auditoria vai ser feita para verificar se houve danos ao patrimônio durante o período de ocupação.

Entre os itens acordados estão ações para reformular o esquema de segurança do campus e medidas emergenciais para contemplar estudantes com perfil de vulnerabilidade econômica nos benefícios do Restaurante e Moradia Universitários.

Conforme a ata da reunião, enviada pelo MPF da Paraíba, alguns pedidos dos estudantes acerca da assistência estudantil foram acatados de imediato pela reitoria da UFPB, enquanto em outros foram pedidos prazos diferenciados para que fossem implementados.

Entre as medidas imediatas, a reitora Margareth Diniz concordou em retirar toda a guarda armada do Restaurante Universitário (RU). Sobre o atendimento a novos alunos no RU, o MPF recomendou que a UFPB comece a partir de segunda-feira (7). A reitoria informou que não possui base de dados atualizada dos alunos beneficiados no RU, mas que vai revisar todos os processos dos que se enquadram no perfil e divulgar uma lista com novos contemplados.

Na questão da concessão da permissão para morar na Residência Universitária, a UFPB assumiu um prazo de 15 dias para contemplar todos os estudantes que estejam dentro do perfil do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e atendam o edital aberto no semestre 2015.1.

 

G1




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...