Publicado em: 26 jun 2015

Empresários e engenheiros são suspeitos de desviar R$ 18 mi na Paraíba

1416688558823-policia-federal

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), em ação conjunta, deflagraram na manhã desta sexta-feira (26/06) a Operação Andaime com o objetivo de apurar irregularidades em licitações e contratos públicos, em especial, montagem de procedimentos licitatórios e a “venda” de notas fiscais de empresas fictícias, em razão de obras e serviços de engenharia realizados diretamente por 16 prefeituras paraibanas, envolvendo recursos federais em montante superior a R$ 18.000.000,00.

Estão sendo cumpridos 18 (dezoito) mandados de busca e apreensão, 10 (dez) mandados de prisão, 4 (quatro) mandados de condução coercitiva e 15 (quinze) mandados de sequestro de bens, todos expedidos pela 8ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba. Tais procedimentos estão sendo cumpridos nas Prefeituras de Cajazeiras, Joca Claudino, Bernardino Batista e Cachoeira dos Índios, bem assim nas sedes de empresas, residências de empresários, profissionais liberais e agentes públicos responsáveis por obras e serviços de engenharia custeados com recursos federais.

Participam da Operação Especial cerca de 90 (noventa) Policiais Federais e 10 (dez) Auditores da CGU.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Será realizada entrevista coletiva no auditório do Fórum “Miguel Sátyro”, da Justiça Estadual em Patos, às 15:00h, Avenida Doutor Pedro Firmino, s/n – Centro, Patos/PB.

O termo “ANDAIME” – referência feita ao equipamento básico para permitir que construções civis alcem patamares mais altos, uma vez que constatou-se que o comportamento da organização criminosa visava a atingir níveis mais elevados, buscando inclusive penetrar em procedimentos licitatórios em outros estados da federação.

 

 

Portal do Litoral com Secom da PF




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...