Publicado em: 22 fev 2022

Empaer e BNB resgatam bacia leiteira no Território do Médio Piranhas

Uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Regularização Fundiária e Extensão Rural (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e o Banco do Nordeste está possibilitando o resgate do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), cujo objetivo é estimular a cadeia produtiva da bovinocultura de leite, beneficiando em torno de 200 criadores no Território do Meio Piranhas, na região de Catolé do Rocha.

Segundo o gerente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, agência de Catolé do Rocha, Thiago Rodrigues Vitorino Santos, designado pela Superintendência do BNB na Paraíba para resgatar o Prodeter, foi considerando a importância da bacia leiteira naquela região sertaneja que a instituição decidiu estimular ainda mais o programa em parceria com a Empaer. “Como a Empaer tem, há muitos anos, relevantes serviços de parcerias firmadas com o banco, é por meio dela que vamos fazer um trabalho de mapeamento de todos os produtores, do rebanho bovino de leite e a sua formação genética, além de outras ações conjuntas que possam beneficiar a estruturação da cadeia produtiva”, disse, enfatizando que o programa trará visibilidade a essas ações, fortalecendo ainda mais a atuação da empresa perante as prefeituras municipais e a iniciativa privada.

“A Empaer é o braço do Governo do Estado junto aos agricultores e goza da credibilidade deles. É por meio dessa empresa que a agricultura familiar tem acesso à assistência técnica e abre caminhos para o acesso ao crédito”, disse ele.
Lembrou que há poucos dias, durante reunião, o município de Riacho dos Cavalos, integrante da Gerência Regional da Empaer em Catolé do Rocha, assumiu o compromisso de fazer parte do Conselho da Cadeia Produtiva de Bovinocultura de Leite, que tem o papel de dialogar com fornecedores de insumos, empresas de beneficiamento e entidades públicas como Sebrae, Empaer, UFCG, UEPB, IFPB, entre outros, para buscar parcerias, oferecer capacitação e treinamento, acompanhamento técnico e abertura de novos mercados para os produtores, gerando, assim, oportunidade de trabalho e renda para os municípios participantes.

Programa – Segundo Tiago Rodrigues, o Prodeter foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia de cada território onde o BNB atua. “Dessa forma, o programa realiza a combinação de políticas governamentais com as iniciativas de desenvolvimento local, para promover uma cadeia produtiva sustentável”, comentou. Lembrou ainda que o programa criado pelo BNB havia sido paralisado em decorrência da pandemia do Covid-19.

De acordo com o gerente regional da Empaer de Catolé do Rocha, Humberto Cavalcante, o Território do Médio Piranhas é formado por 16 municípios, dos quais 10 pertencem à jurisdição de Catolé do Rocha. Dentre estes, oito serão contemplados com o Prodeter – Belém de Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Riacho dos Cavalos e São Bento. Ele adiantou que os trabalhos já começaram com a realização de visitas aos municípios para a composição dos comitês gestores e a elaboração das primeiras agendas. Serão beneficiados de 10 a 20 produtores por município acompanhado no programa.

Informou, ainda, que as ações do Prodeter acontecem por meio de reuniões com os comitês municipais, para a discussão sobre as carências e dificuldades dos produtores, mapeando os pontos fortes e os gargalos na cadeia produtiva local. A partir desse levantamento, serão desenvolvidas iniciativas para oferecer palestras, dias de campo, treinamentos, inserção de produtores e outras iniciativas das quais a Empaer participa ativamente.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...