Publicado em: 5 ago 2015

Curso de capacitação para Guarda Municipal de Alhandra tem início sem apoio da prefeitura

IMG-20150805-WA0003 (1) IMG-20150805-WA0002 IMG-20150805-WA0005

O curso de capacitação para Guarda Municipal de Alhandra teve início nesta terça-feira (03), o Sindicato dos Guardas do Estado da Paraíba e a categoria realiza com recursos próprios, sem nenhum apoio da prefeitura de Alhandra, a qualificação profissional dos vigilantes alhandrenses.

Os inscritos no curso terão aulas de direito, educação física, defesa pessoal, técnicas em abordagens, primeiros socorros, direito penal, direito civil, combate a incêndio, organização do trânsito, estatutos da criança e do adolescente e do Idoso, armamento, dentre outras disciplinas.

Mesmo a cidade sendo a mais “rica” do litoral sul, a que recebe mais recursos federais, Alhandra é a única da região que não conta com os serviços da Guarda Municipal. A lei para criação da Guarda já foi aprovada desde o ano de 2013 pela Câmara Municipal, mas, o prefeito Marcelo Rodrigues insiste em descumprir a lei, que foi apresentada pela vereadora Ozana do Sindicato, que compõe a base do gestor, porém demonstra falta de força politica para colocar em prática sua própria lei.

O curso será ministrado dentro da grade curricular do Ministério da Justiça, com professores autorizados e credenciados no ministério.

“A categoria está forte e não vai abrir mão do seus direitos”, disse um vigilante de Alhandra.

Segundo o morador Fernando de Mata Redonda, será um alívio para o distrito ter guardas nas ruas dando segurança a toda população, escolas, ruas, e até mesmo com a atuação dos guardas na rua contribuindo para a diminuição de assaltos a residências e a comércios no local.

Em Alhandra, Dona Maria do Rosário afirma que acha bonito e se sente segura ao ver em outras cidades vizinhas a Guarda trabalhando nas ruas, o que não se vê em Alhandra.

Na cidade vizinha, Caaporã os vigilantes foram capacitados e além de receber todos os equipamentos para dar segurança aos próprios guardas que protegem os bens públicos e a sociedade, são valorizados tendo seu trabalho reconhecido pela população. Pitimbu, Conde e Pedras de Fogo também contam com os serviços das Guardas locais.

É de se estranhar a atitude do prefeito Marcelo Rodrigues, que insiste em virar as costas para um serviço tão importante, que tem o intuito apenas de beneficiar a população e proteger o patrimônio público.

“Basta uma boa capacitação para os vigilantes e colocar na rua para proteger e dar mais segura a população isso é benfeitorias para a cidade.  O concurso só poderá ser realizado quando tiver capacitação dos antigos do quadro como houve em Caaporã.  Como a lei federal da cobertura a eles veremos se o prefeito irá fazer o certo como todos os municípios estão fazendo.

Na abertura do curso, o vereador Neném de Dete representou a Câmara Municipal e a categoria dos vigilantes, já que o parlamentar também é vigilante.

 

 

Portal do Litoral 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...