Publicado em: 20 maio 2015

Crise hídrica: Janduhy vai ao Ministério da Integração relatar situação e pedir providências

Parlamentar manteve reuniões com os gestores ligados ao gerenciamento hídrico na Paraíba

Janduhy e Jeová
O deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN), membro da Frente Parlamentar da Água da Assembleia legislativa da Paraíba, vai participar de uma audiência no Ministério da Integração, em Brasília, Capital Federal, com a finalidade de relatar a situação hídrica em que se encontra a Paraíba e solicitar providências para buscar soluções para a crise em que o estado vem enfrentando.

O parlamentar manteve uma agenda bastante corrida durante todo o dia e parte da noite desta segunda-feira, 18, quando participou de reuniões, juntamente com o deputado estadual Jeová Campos, presidente da Frente.

Eles tiveram reuniões com o presidente da Cagepa, com o coronel Pagotti, representante militar do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, com o secretário de Recursos Hídricos e, por fim, se reuniram com a diretoria da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup) e com prefeitos de cidades em situação de risco, e seus representados, para passar um relatório das reuniões que participaram.

O objetivo das reuniões foi o de levar aos gestores dos recursos hídricos na Paraíba um relato da situação em que se encontra o setor na Paraíba. “Estamos indo nestes órgãos públicos para trocar ideias sobre a situação em que se encontra o estado na questão hídrica e cobrar soluções para o problema. O relatório da Frente Parlamentar da Água está sendo concluído e vamos encaminhar a todos os órgãos competentes”, revelou o deputado.

Carros pipa – O deputado informou que irá a Pernambuco para um encontro com o general responsável pela operação carro pipa para o estado da Paraíba, pois segundo o coronel Pagotti, as operações com carros-pipa não passam pelo Grupamento e são coordenadas, exclusivamente, pelo Comando Militar do Nordeste, cuja sede fica em Pernambuco. “O estado de Pernambuco é quem centraliza a distribuição e pretendemos nos deslocar até lá para solicitar mais carros pipas para a Paraíba, além da construção de poços artesianos”.

“Os estados do Nordeste recebem a missão do Comando Militar do Nordeste, de forma que não posso adiantar nenhuma informação sobre esse assunto”, afirmou o coronel.

O deputado Jeová solicitou, então, que fosse agendada uma reunião no Comando para buscar essas informações. “A ideia é ir ainda essa semana até o Comando, porque não podemos esperar muito, a questão é emergencial. Só estamos esperando aconfirmação da data da reunião para irmos, a principio estamos vendo se ela acontece na quarta-feira à tarde”, destacou Jeová.

Poços artesianos – Em relação a perfuração de poços, o coronel Pagotti disse que o Exército tem equipamentos, inclusive perfuratrizes, que podem ser utilizadas na perfuração de poços e que já existe um levantamento e estudo geológico feito pela instituição que indica as áreas na Paraíba onde é possível perfurar poços e em encontrar água de boa qualidade e em quantidade satisfatória.

Ainda segundo o coronel, além dos equipamentos, o Exército dispõe de mão de obra para execução dos serviços. “Falta recursos para os insumos, para material de custeio, como tubulação, óleo diesel, bomba para os poços, tijolospara fazer a casa das bombas, além de alojamento para os profissionais, alimentação, etc. É possível sim fazer uma parceria com prefeituras e com o estado para viabilizar a perfuração de poços na Paraíba nos locais onde há mais necessidade”, disse o coronel Pagotti, lembrando que das 18 perfuratrizes destinadas ao Nordeste, 12 já foram entregues. “A Paraíba não tem máquinas, mas pode utilizar as três perfuratrizes novas que estão em Caicó”, disse Pagotti.

Janduhy Carneiro adiantou que vai estar em Brasília, juntamente com outros membros da Frente Parlamentar da Água, alguns prefeitos para um encontro com o ministro da Integração Nacional, marcado pelo coordenador da Bancada Federal no Congresso, deputado federal Wilson Filho. “Estivemos com o secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo, que nos comunicou sobre as pendências existentes junto àquele ministério. Iremos até lá buscar soluções para esta crise hídrica que afeta o nosso estado”, finalizou o deputado.

Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...