Publicado em: 16 maio 2015

CRISE HÍDRICA: Boqueirão deve chegar a sua reserva técnica em 08 de dezembro, afirma gerente da Cagepa

A situação hídrica na Paraíba, é preocupante pois as chuvas registradas recentemente no território paraibano não permitiram a recarga dos principais reservatórios do Estado. Dos 123 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA), nenhum chegou a transbordar este ano, sendo que 73 deles encontram-se em situação crítica, uma vez que os volumes não alcançaram 30% da capacidade total.

Para o gerente da Cagepa no Compartimento da Borborema Simão Almeida, o açude de Epitácio Pessoa (Boqueirão), que atende mais de 60 cidades, inclusive Campina Grande atingirá a reserva técnica em 8 de dezembro deste ano. Boqueirão se encontra com menos de 19% de sua capacidade segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

O racionamento de água pode ser estendido para quatro dias por semana em Campina Grande e mais 18 municípios no Agreste paraibano, segundo proposta feita pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). A sugestão é ampliar o racionamento, começando a partir das 17h dos sábados e terminando às 5h das terças-feiras e foi apresentada em reunião com o Ministério Público recentemente.

Segundo o levantamento do IBGE divulgado ontem (15), desde 2012 a estação chuvosa tem apresentado um quadro bastante irregular no Estado, tanto no que se refere ao volume precipitado, quanto no tocante à distribuição espacial e temporal. Apesar do atraso, as chuvas acumuladas no mês de março ultrapassaram os 300 milímetros em vários municípios do sertão da Paraíba. Entretanto, observou-se que elas ocorreram de forma bastante localizada.

Portal do Litoral PB

Com PBAgora



Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...