Publicado em: 27 jan 2020

Complexo Clementino Fraga está capacitado para atender casos suspeitos de Coronavírus na PB

O secretário estadual de saúde, Geraldo Medeiros, afirma que o Complexo de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa, está preparado para atender casos suspeitos de Coronavírus. Gerlado fez um alerta de que deverá ser transferido para esta unidade hospitalar qualquer paciente que apresente sintomas da doença.

“Nós temos, na rede estadual, uma estrutura hospitalar preparada para atender casos suspeitos de Corona Vírus que é o Complexo de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, em João Pessoa. Então qualquer caso que se encaixe no perfil deve ser solicitado a transferência para este serviço”, disse.

Medeiros acrescentou, inclusive, que a rede estadual hospitalar está disponibilizando até o transporte aeromédico para levar o paciente para o Clementino Fraga e, com isso, garantir o melhor tratamento. “Nós estamos atentos ao que acontece no mundo e preparados”, garante o secretário.

A Secretária de Saúde do Estado alerta a população acerca dos sintomas, como dificuldade na respiração causada pelo novo Coronavírus, formas de prevenção e capacitação de profissionais de saúde para atender casos suspeitos da doença.

Na Paraíba, as medidas incluem divulgação de nota técnica para os profissionais de saúde indicando o fluxo de atendimento, unidade estadual de referência para tratamento, além de orientações de vigilância em saúde e medidas de prevenção para a população e profissionais de saúde. O monitoramento de Portos e Aeroportos são realizados pela Anvisa. A Nota Técnica será publicada nesta segunda-feira, 27 de janeiro, segundo as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

O secretário Geraldo Medeiros não descarta a possibilidade de adquirir Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em maior volume, caso seja necessário. Ele admite que a vigilância poderá ser aumentada em portos, aeroportos e fronteiras, como prevê o protocolo do Ministério da Saúde. “Se for necessário, iremos aderir a uma ata para aquisição de EPI para proteger pacientes e profissionais”, assegurou.

O secretário recomenda que “se alguém tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de 14 dias após viagem para China ou contato direto com pessoa com caso confirmado de Coronavírus, deve buscar imediatamente um serviço de saúde”.

Histórico e sintomas – Coronavírus é um vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, recentemente identificado na China. Os Coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em serem humanos e animais. Geralmente, infecções por Coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante na saúde pública como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...