Publicado em: 1 jun 2016

Caso Rebeca: Secretário diz que provas contra padrasto são suficientes para prisão

Caso Rebeca continua sem respostas desde 2011

O secretário de Segurança da Paraíba Cláudio Lima disse nesta quara-feira (1º) que se sente “frustrado” por ainda não haver uma solução para o caso da estudante Rebeca Cristina, de 15 anos, morta em 2011. Lima acredita que o padrasto dela, investigado no caso, é o autor do crime porque, na opinião dele, haveria provas suficientes. Em entrevista ao Portal Correio, o secretário ainda falou sobre a reunião com o ministro da Justiça em Brasília, contratação de policiais concursados e a situação da segurança pública nas ruas. Assista à entrevista abaixo.

Lima abre a entrevista resumindo o que foi discutido na primeira reunião entre secretários de Segurança dos Estados e o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Morais, nessa terça-feira (31), em Brasília. Além de assuntos referentes à segurança pública de forma geral, ele destacou que o foco da discussão foi o combate à violência contra mulher. O secretário descreveu quais as ações da segurança já estão em execução na Paraíba para a proteção da mulher.

Agora, o promotor Marcos Leite é é o responsável pelo caso Rebeca. A promotora Artemise Leal deixou o caso por motivos pessoais que não foram divulgados. O inquérito policial já tem quase 2 mil páginas e foram ouvidas 150 pessoas e feito 50 DNA.

Depois, o secretário segue falando sobre ações do grupo ‘Fui Assaltado JP’, no Facebook, que reúne relatos de pessoas vítimas de crimes na Grande João Pessoa. Nessa terça (30), uma petição com o registro de 350 casos de assaltos contabilizados só nesse grupo foi entregue à Secretária de Segurança com uma cobrança para que haja ações efetivas no combate à violência nas ruas.

Cláudio Lima disse que, até a tarde desta quarta (1º), ainda não tinha recebido esse material, mas destacou o que tem sido feito pela Segurança para reduzir os índices de assaltos nas ruas. Ele salientou que é obrigação do cidadão fazer cobranças como essas e ressaltou que as vítimas devem registrar queixas em delegacias para que colaborem de forma efetiva contra a violência.

Antes, no Correio Debate da Rede Correio Sat, ele falou que o problema da segurança pública vai além do combate nas ruas e do reforço no policiamento, mas depende de políticas voltadas para a educação. No radiofônico, ele detalhou que não basta só aumentar a quantidade de policiais, mas o governo federal, junto com os Estados, precisa desenvolver políticas mais amplas que envolvam principalmente a educação.

Continuando a entrevista ao Portal, Cláudio Lima explicou sobre a situação dos cerca de 700 policiais concursados, mas que ainda não foram contratados. O secretário esclarece que o Estado não tem condições financeiras para efetivá-los.

Leia também: Suplentes em concurso da PM protestam para que sejam contratados, em JP; vídeo

No fim da entrevista, Cláudio Lima reitera o que adiantou sobre o caso Rebeca ao Correio Debate da Rede Correio Sat. Ele disse que as provas encontradas são suficientes para incriminar o padrasto da vítima e que ele deveria ter sido preso.

Assista à entrevista do secretário Cláudio Lima ao Portal .

Com Portal Correio




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...