Publicado em: 26 jul 2023

Prefeitura de João Pessoa realiza fiscalização para combater exercício ilegal da profissão de guia de turismo

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, neste fim de semana, mais uma das atividades da temporada 2023 da Caravana Interatos. A próxima parada é no município de Taperoá que recebe, nesta sexta-feira (28), a oficina “O Feminino em Cena”, ministrada por Kassandra Brandão e Jinarla. No sábado (29), a atriz Fabíola Ataíde apresenta o monólogo “Agreste”. O acesso à programação é gratuito.

A oficina “O feminino em cena” tem como foco a relação do feminino com o teatro. A vivência pretende provocar nas participantes um olhar generoso sobre sua própria história, questionando os padrões impostos pela sociedade, fazendo uso de ferramentas teatrais para criar novas realidades possíveis. As alunas poderão reconhecer a arte enquanto instrumento transformador, a realidade enquanto disparador de dispositivos de criação artística. Por meio da oficina, será possível compartilhar ferramentas de criação em teatro, seja para a criação artística ou mesmo para o desenvolvimento da expressão e comunicação, corporal e oral.

Sobre as ministrantes – Kassandra Brandão e Jinarla são atrizes e integrantes do grupo Parahyba Rio Mulher, formado apenas por mulheres e que possui uma pesquisa autoral voltada para a escrita cênica e dramatúrgica inéditas. Seus trabalhos têm como característica a utilização de conteúdos autobiográficos em uma abordagem performativa, em constante diálogo com a estética do teatro contemporâneo.

Sinopse do espetáculo – “A natureza é cruel”, sentencia o espetáculo “Agreste”, que conta a história de um amor impossível mas, sobretudo, incondicional, que resistiu à intolerância e ao preconceito de um povoado. Um casal de lavradores tinha uma vida comum, sem saber que alguma coisa no amor deles não deveria acontecer. A morte súbita do marido traz à tona esta revelação. A atuação do espetáculo é de Fabíola Ataíde, que também assina o figurino, arte visual e produção; direção e iluminação de Everaldo Vasconcelos, dramaturgia de Newton Moreno.

Fabíola Ataíde é cantora e atriz paraibana, natural de João Pessoa. Formada em Comunicação Social e licenciatura em Teatro, além de ser pós-graduada em arte-educação. Mestra em artes da cena pela faculdade Célia Helena (SP). Atualmente, trabalha como produtora cultural no Teatro Lima Penante, que integra o Núcleo de Teatro Universitário da UFPB.

Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começou em junho, no município de Areia, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Esperança, Alagoa Nova, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos é desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba.

A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha dessas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital. Em cada local por onde passa, o projeto tem parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.

Caravana Interatos – Taperoá
Teatro

28/07 – 14h às 18h
Oficina “O Feminino em Cena”
com Kassandra Brandão e Jinarla

Público Alvo: Mulheres com ou sem experiência em teatro com idade a partir de 16 anos.
15 vagas
Dia 28/07 das 14h às 18h
Local: Universidade Leiga do Trabalho – Taperoá/PB
Inscrições no local, de segunda a sexta, das 8h às 13h

Dia 29/07 às 20h
Espetáculo: Agreste
monólogo de Fabíola Ataíde
Classificação indicativa: Livre
Local: Auditório da Universidade Leiga do Trabalho – Taperoá/PB




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...