Publicado em: 19 jul 2023

Caravana Interatos leva oficina e espetáculo circenses ao município de Carrapateira

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira (21), mais uma rodada de atividades da temporada 2023 da Caravana Interatos. A próxima parada será no município de Carrapateira (no Sertão da Paraíba, a pouco mais de 470 km de João Pessoa). A cidade receberá a oficina ‘Brincando de Circo’, ministrada pela artista argentina Guadalupe Merki, e o espetáculo itinerante ‘Trovoada vem aí’, também com Guadalupe (Palhaça Trovoada). O acesso à programação é gratuito.

A oficina ministrada pela artista Guadalupe Merki acontece das 8h às 12h e tem como público-alvo pessoas a partir dos seis anos de idade. As inscrições gratuitas ocorrem no Centro Cultural (Rua José Vieira, S/N, Centro), das 8h às 12h, onde será realizada a aula. São 30 vagas.

O objetivo da oficina é proporcionar uma experimentação dentre as diversas possibilidades do malabarismo (bolinhas, panos, prato chinês, diabolôs e swing-poi). Dessa forma, os participantes terão oportunidade de vivenciar o malarismo enquanto linguagem circense a partir da confecção de brinquedos, realização de jogos e brincadeiras e técnicas de manipulação de objetos.

O espetáculo ‘Trovoada vem aí’ também será apresentado na sexta-feira, a partir das 19h, tendo como palco a Praça Santo Afonso, no Centro. A direção é de Nyka Barros e a classificação indicativa é livre.

Em 2009, Guadalupe Merki começou a sua pesquisa em acrobacia aérea na Argentina, mudando-se para o Brasil no ano seguinte. Integrou várias companhias em São Paulo e na Paraíba, focando na palhaçaria feminina. Dentro do projeto Mambembes, passou por 10 estados do Brasil, apresentando circo de rua e ministrando oficinas de tecido acrobático.

De 2019 a 2021, Guadalupe integrou a Cia TrupeÇando – cia de circo e teatro itinerante que tem como pesquisa a arte de rua – onde realizou trabalhos de produção e atuou no espetáculo “Perfeitamente ImperfeitoS”. Esteve em circulação pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

Foi contemplada com o Prêmio Funarte de Estímulo Ao Circo 2019, com o qual realizou o Projeto “TrupeÇando nos cariris” em outubro de 2020, apresentações relâmpagos, de porta em porta de circo e teatro. Adaptadas ao momento de pandemia pelo Covid-19. Também em 2020 foi contemplada pelo Prêmio Funarte RespiArte com o vídeo “Ernestina e Eu”. Atualmente é artista solo e apresenta o espetáculo “Trovoada vem aí’.

Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começou em junho, no município de Areia, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Esperança, Alagoa Nova, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba.

A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha dessas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital. Em cada local por onde passa, o projeto tem parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos.

Serviço
Caravana Interatos – Circo – Carrapateira
Oficina: Brincando de Circo
Ministrante: Guadalupe Merki
Público-alvo: a partir dos seis anos de idade
Data: 21 de julho
Horário: 8h às 12h
Local:  Centro Cultural de Carrapateira
Inscrições: Centro Cultural de Carrapateira

Espetáculo: ‘Trovoada vem aí’
Com Guadalupe Merki (Palhaça Trovoada)
Data: 21 de julho
Horário: 19h
Local: Praça Santo Afonso, no Centro de Carrapateira
Entrada gratuita




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...