Publicado em: 5 jun 2015

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada novamente em João Pessoa

A Secretaria de Saúde de João Pessoa decidiu prorrogar novamente a campanha de vacinação contra a gripe até a próxima sexta-feira (12). O prazo inicial do fim da campanha era 22 de maio, mas havia sido prorrogado para hoje (05).

Em João Pessoa foram imunizadas apenas 60% da meta estipulada, que é de 124 mil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, até a última terça-feira (02), a Paraíba tinha conseguido vacinar 70,59% de sua população prioritária. Apenas quatro estados já atingiram a meta: Amapá (86,8%), Paraná (81,5%), Espírito Santo (80,68%) e Santa Catarina (80,65%).

O governo do Estado ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de também prorrogar o prazo da campanha de vacinação na Paraíba.

A campanha é direcionada para crianças de 6 meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto). As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

Contraindicações – A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Precauções – Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Como prevenir – Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal.

Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.

Portal do Litoral PB

Com Assessoria



Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...