Publicado em: 5 maio 2015

Atleta da UEPB conquista 15ª medalha de ouro no Campeonato de Karatê

20150505082459

Uma atleta formada no Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e aluna do Curso de Filosofia da Instituição tem se transformado em uma verdadeira colecionadora de medalhas no karatê. Em 16 anos de carreira, Roseane Barros da Silva conquistou mais de 200 medalhas nas diversas competições que disputou.

A última conquista da lutadora aconteceu no último domingo (24), em Campina Grande. Menos de um mês após conquistar a medalha de ouro na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê, realizada em Aracaju (SE), a atleta da UEPB voltou a subir no pódio, desta vez para se tornar campeã pela 15ª vez do Campeonato Paraibano de Karatê.

A competição foi realizada no ginásio de esportes de uma escola particular da cidade e reuniu mais de 300 atletas distribuídos em várias categorias.

Roseane, que mais uma vez contou com o total apoio da UEPB, inclusive com acompanhamento de uma equipe do Curso de Fisioterapia da Instituição, conquistou duas medalhas nas modalidades “Kata” e “Comitê”. Para chegar ao lugar mais alto do pódio, na categoria adulta feminina com menos de 68 quilos, ela disputou quatro lutas e venceu todas. A final foi contra uma atleta de João Pessoa.

Sexta colocada no ranking nacional e primeira no Nordeste, Roseane Barros reconhece a importância da UEPB para ela realizar o sonho de se tornar campeã. Exibindo com orgulho a medalha, a atleta lembra que desde 2009, quando passou a estudar na UEPB, o apoio da Universidade tem sido fundamental nessas conquistas. “Sou grata à UEPB que sempre acreditou no meu potencial”, destacou.

Atleta simples, vinda de família humilde, Roseane sempre enfrentou dificuldades e muitas barreiras na vida, principalmente a falta de patrocínio, mas nunca desistiu de seus sonhos. A persistência tem sido uma das marcas da lutadora. No ano passado, ela se tornou vice-campeã dos Jogos Brasileiros Universitários 2014 na modalidade Karatê, mas não ficou satisfeita com o resultado. Este ano, voltou a disputar a competição e desta vez conquistou a medalha de ouro.

Entre suas maiores conquistas, destaque para o bicampeonato Brasileiro Universitário (2011 e 2012), o Campeonato Paraibano Universitário (2012) e o vice-campeonato Sul-Americano em 2005. Sua próxima meta é vencer a competição que acontece no próximo dia 23 de maio, em Mossoró (RN) e que conta pontos para o ranking. Ela também sonha em ver o Karatê se transformar em um esporte olímpico e, assim, poder representar a Paraíba em uma Olimpíada.

O professor Eugênio Moura, coordenador de Esporte e Lazer da UEPB e um dos incentivadores da carreira de Roseane, ressaltou o potencial e a força de vontade da atleta. Ele enfatizou que Roseane sempre buscou seus sonhos, não se intimidando com os desafios. Para isso, teve na UEPB uma forte parceira.

O professor Germano Albuquerque, que também integra a equipe da COEL, ressaltou que as conquistas de Roseane mostram a evolução dos esportes na UEPB, a partir dos projetos desenvolvidos pela Instituição, principalmente por meio do Departamento de Educação Física (DEF).

Portal do Litoral PB

 com assessoria



Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...