Publicado em: 26 ago 2022

Alunos da Rede Municipal aprofundam conhecimentos sobre Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Alunos de 28 escolas municipais estão tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena do Brasil. Através da parceria firmada entre a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), e o Instituto Alpargatas, o Programa ‘Educação pela Cultura’ trouxe visitantes ilustres que estão ajudando a contar um pouco desta rica história.

Nesta quinta-feira (25), os estudantes da Escola Dom José Maria Pires, no bairro Alto do Mateus, puderam trocar conhecimento com Raimundo Djoco, da Guiné-Bissau, José Owono, da Guiné-Equatorial, e Wildana Fortain, do Haiti. Todos são alunos de intercâmbio no Brasil que foram convidados para participar da ação por intermédio da Agência de Cooperação Internacional (AGI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Já na última terça-feira (23), os estudantes receberam Ricardo Poquiviqui, representante da tribo indígena Terena do Mato Grosso do Sul, que trouxe uma visão ampla sobre os povos indígenas no Brasil, as línguas que são faladas, aspectos culturais desde danças até sua alimentação, assim como tradição, história e os desafios do povo Terena.

A diretora do Departamento de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) da Secretaria de Educação e Cultura, professora Drª Clévia Carvalho, ressaltou a importância desses momentos na formação dos alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa.

“Foram 28 escolas selecionadas para participar do programa que visa o fortalecimento da compreensão dos alunos sobre a nossa história e a nossa conexão com os povos indígenas e afrodescendentes. Nossa perspectiva é consolidar na Rede a implantação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, as quais reforçam o ensino da história e cultura afro-indígena no currículo escolar. É muito importante este olhar em conjunto com a Alpargatas e o apoio da UFPB pensando nas nossas crianças”, destacou.

Educação pela Cultura – O objetivo principal do programa é semear a multiculturalidade e impulsionar o aprendizado, a compreensão e o conhecimento da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena do Brasil, apoiando a inclusão destas temáticas na grade curricular das escolas de educação básica.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...