Publicado em: 17 abr 2019

Prefeito Renato Mendes anuncia conclusão do Binário do Oiteiro e entrega dos cartões do programa Mais Renda em Alhandra

Para comemorar os 60 anos de emancipação política do município de Alhandra, no Litoral Sul, o prefeito Renato Mendes foi o entrevistado da Rádio Alhandra FM, no programa Linha Direta apresentado por Luiz Cláudio, nesta quarta-feira (17). O gestor alhandrense fez um balanço das suas ações e divulgou um cronograma de inaugurações para festejar o aniversário da cidade. Renato ainda respondeu a perguntas dos entrevistadores, internautas e ouvintes.

O prefeito fez uma análise da sua gestão nesses dois anos à frente da administração e explanou sobre os investimentos nas pastas da Saúde, Social, Esporte, Infraestrutura, Educação e Segurança. Ele falou ainda sobre a importância de manter o pagamento dos servidores em dia. O gestor disse que os dois primeiros anos foi de muito trabalho para “arrumar a casa” pois herdou um verdadeiro caos administrativo da gestão passada. Para o prefeito, seu mandato começa afetivamente a partir deste ano, principalmente por realizar grandes obras, a exemplo da imensa cratera do Oiteiro, que hoje se chama “Binário do Oiteiro”, uma obra no valor de quatro milhões, realizada em parceria com o Governo Federal, porém com 70% de recursos próprios.

Social

Considerado um dos principais projetos do 3º mandato do prefeito, O Mais Renda, é o maior programa municipal de transferência de renda da Paraíba, semelhante ao Bolsa Família do Governo Federal, que tem como objetivo, segundo o prefeito, promover a inclusão social de famílias extremamente carentes e que estão em risco ou vulnerabilidade social. Na próxima terça-feira (23), às 9:30h, no Ginásio da Escola Zélia Correia do Ó, o prefeito promoverá um café da manhã para iniciar a entrega dos cartões do programa que, inicialmente, beneficiará mais de 500 famílias carentes. Até o final do ano 2.000 famílias serão contempladas. O pagamento será feito já a partir deste mês de abril.   

Ainda nesta quinta-feira (18) o prefeito e a equipe da Secretaria de Bem Estar Social entregam sob a coordenação da secretária Fabiana Lins, 20 toneladas de peixe Corvina em vários pontos de Alhandra e Mata Redonda. Uma ação tradicional nas gestões de Renato Mendes.

Saúde

Renato explicou o motivo do hospital municipal está sem gerador e avisou que as obras  de reforma da unidade estão em andamento e em breve serão concluídas. Porém, o Hospital continua prestando atendimento à população normalmente, em um espaço improvisado no local.

“Durante 2015 e 2016 eu não estava prefeito na cidade, mas chegaram as notificações da Agevisa para adequar o hospital com exigências dos órgãos fiscalizadores. Na gestão anterior deveria ter feito os reparos solicitados pelo órgão, mas engavetaram o documento e caiu nas minhas mãos quando eu assumi a prefeitura. Houve uma demora para o início das obras do hospital devido a adequação exigida pela Agevisa, mas tudo está resolvido e as obras sendo tocadas. Sobre o gerador, quando eu deixei a prefeitura o gerador estava comprado e funcionando, mas na gestão passada ficou quatro anos sem funcionar e quando eu assumi, uma peça do gerador tinha sido roubada, o que inviabiliza o funcionamento dele”, explicou o prefeito.

Renato Mendes falou sobre o investimento feito na Policlínica onde hoje oferece 15 especialidades, entre elas, acupuntura, neurologia e ortopedia. A unidade funciona de segunda a sábado.


Uma van e duas ambulâncias foram adquiridas pela Prefeitura para transportar os pacientes, além de pagamento do novo piso salarial aos agentes de saúde. A gestão também está recuperando o Posto de Saúde de Subaúma e vai inaugurar na próxima terça-feira (23) o PSF do bairro Salgadinho.

Segurança

O gestor adiantou que mandou para a Câmara Municipal um Projeto de Lei que pede a regulamentação dos Guardas Municipais, já que na gestão anterior houve um equívoco e no mesmo PL juntou os vigilantes com os guardas.

O prefeito ainda confirmou a entrega de uma nova viatura para a GM, de novos equipamentos e fardamentos. Uma nova sede está sendo providenciada para alojar os guardas.

Esporte

O prefeito adiantou que a Prefeitura tem investido no Esporte com a realização de campeonatos de futebol, fornecimento de material para os esportistas, recuperação do gramado moderno do Estádio Pedrozão, reconstrução do “Silvão” de Mata Redonda, com alambrados e iluminação novos. O gestor avisou que está em fase de licitação para a construção de dois campos society, sendo um em Alhandra e outro em Mata Redonda. Na quarta-feira (24) será realizada a tradicional Maratona da Emancipação e uma prova de ciclismo. No próximo domingo (21) times amadores e aspirantes se enfrentam na grande final do Torneio de Futebol da Emancipação, que acontece a partir das 14h no estádio “O Pedrozão”.

O calçadão do Ginásio do ginásio de Alhandra e a restauração da praça ao lado do ginásio também serão inaugurados.

Educação

Nos próximos dias, o prefeito estará assinando a ordem de serviço para a reforma da Escola Municipal Alfredo José de Carvalho em Mata Redonda, que foi construída em 2012 na gestão de Renato Mendes. A unidade escolar vai ser moderna, equipada e climatizada para atender os moradores da localidade.

Renato confirmou que a Prefeitura adquiriu dois veículos novos e ônibus escolares para o transporte de alunos e gestores. Ele também anunciou que assinará a ordem de serviço para início das obras da escola de Mata Redonda, orçada em R$ 1.200.000,00.

Infraestrutura

Durante a entrevista, o gestor revelou que nos próximos dias vai entregar o Binário do Oiteiro. Essa é uma das grandes obras da gestão de Renato Mendes que está concluída  e era um desejo antigo dos moradores fechar o ‘buracão’.

“Quando assumimos a prefeitura em 2016, iniciamos as obras e o sonho acabava de sair do papel. O buracão estava avançando e era uma tragédia anunciada. Uma casa foi derrubada na gestão passada e nem garantiram o imóvel para a amiga Célia, mas vamos devolver uma nova residência a ela. A obra está concluída e agora fazemos a limpeza. Vamos entregar o binário que vai ligar os bairros da Bica, Oiteiro e Nova Descoberta, que não tinha uma rua sequer pavimentada, mas vamos entregar o bairro 100% pavimentado. A obra tem um investimento de R$ 4 milhões, sendo um milhão de uma emenda federal e o restante com recursos próprios, e possui 16 mil metros quadrados. Com a conclusão, vamos levar mais dignidade e valorização aos imóveis dos moradores. Agora pode chover que não haverá mais mortes, nem inundações de casas”, concluiu o prefeito.

Sobre a recuperação da PB-034, o prefeito confirmou que o governo do estado continua com as obras e agradeceu ao deputado estadual Branco Mendes, por ter se empenhado nesse pleito. Após a conclusão da estrada no trecho de Nova Alhandra e Ladeira do Acais, será construído o portal da entrada da cidade e iniciada a construção do canteiro e a instalação da iluminação de LED.

Renato disse que vai entregar a nova iluminação de LED da Avenida João Pessoa, também na próxima semana.

Sobre o matadouro da cidade que está fechado, o prefeito revelou que a Prefeitura efetivou uma parceria com um matadouro privado nos padrões que exigem os órgãos fiscalizadores. Os custos são arcados pela prefeitura sem trazer nenhum ônus aos marchantes. Uma máquina de refrigeração está sendo providenciada para conservar melhor a carne.

“Quando assumi a prefeitura tinha 50 % a menos dos royalties, 38% a menos do orçamento que deixei em 2012, 350 funcionários efetivos sem planejamento, Instituto de Previdência com atraso, alíquota teve um aumento de 18%, tive que replanejar e fazer um novo planejamento. Funcionários com o nome dos Serasa e SPC por falta de pagamento da prefeitura, débito na Energisa e Cagepa atrasada em 17 meses. Eu deixei o ICMS de Alhandra em 2012 com 1.5 e mesmo com a chegada de novas empresas e indústrias o ICMS baixou para o 1.2. Nós voltamos a crescer e agora está com 1.88. Em 2019 vamos trabalhar melhor para manter o pagamento em dia e fazer ainda mais por Alhandra. Teremos os próximos dois anos com mais equilibro, mais projetos, mais obras, mais inaugurações e mais investimentos”, concluiu o prefeito Renato Mendes.

Shows e Eventos

A Missa em Ação de Graças será realizada na terça-feira (23) na Igreja Nossa Senhora da Assunção, às 19:30h.

No dia oficial do aniversário da cidade, 24 de abril, haverá a tradicional solenidade na frente da Prefeitura, iniciando com hasteamento das bandeiras a partir das 8h da manhã. Em seguida, o Exército Brasileiro, a Marinha e o Corpo de Bombeiros se apresentam. Também serão entregues os troféus e medalhas aos atletas vencedores da Maratona e Ciclismo, além de assinaturas de ordem de serviço.

Os shows em praça pública de Dorgival Dantas e Zé Cantor acontecem na quarta-feira (24).

Na quinta-feira (25) o fenômeno da música gospel, Aline Barros, será a grande atração da noite.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...