Publicado em: 19 dez 2013

Aeroclube, birutas e o mundo da lua

A Prefeitura de João Pessoa destruiu na noite de e 22 de fevereiro de 2011, a pista do Aeroclube da Paraíba. A área, é disputada pela administração do aeroclube e pela prefeitura, que pretende construir um parque no local.

A demolição aconteceu horas depois da prefeitura conseguir na Justiça da Paraíba, uma liminar que garantia a posse do imóvel,  o que provocou a retenção de 40 naves sem poder decolar . A decisão foi derrubada no dia seguinte, mas os estragos já estavam feitos.

O Aeroclube funciona naquele local desde 1964.  

Quem imaginaria que 10 dias após o Aeroclube da Paraíba ajuizar na Justiça Federal uma ação ordinária de nulidade de ato administrativo (Processo n. 0000875-46.2011.4.05.8200)  contra o DECRETO de Agra que determinava a desapropriação do Aeroclube das Paraíba, alguém em sã consciência ordenaria a destruição da pista de pousa e decolagem com máquinas e tratores, protagonizando cenas de uma verdadeira barbárie.  

Graças a Deus que no mesmo dia o Desembargador Abraham Lincoln determinou a suspensão da liminar e a imediata reintegração da posse ao Aeroclube. Um dia depois a Juíza Federal Dra. Cristina Costa Garcez concedeu a tutela antecipada e determinou a suspensão ou tentativa de qualquer ato da que viesse a prejudicar o funcionamento do aeródromo.

Quem se comportou como um verdadeiro herói ? Rômulo Carvalho (ex-presidente do Aeroclube), juntamente com diversos membros do Aeroclube, conseguiram mobilizar o apoio  político, econômico e social do Estado para o restabelecimento da integridade operacional do Aeroclube, instituição com mais de 70 anos de história em João Pessoa.

“Nesta quinta-feira, provavelmente a Justiça Federal concederá  a desapropriação e a retirada do Aeroclube do Bessa”

Desde janeiro deste ano o Aeroclube tem nova diretoria, que simplesmente abandonou as negociações com a Prefeitura, mesmo com o desejo de Cartaxo querer uma solução amigável. A atual diretoria estabeleceu como “prioridade numero um”, as inaugurações de espaços sociais e bares na área do aeródromo, limitando-se inaugurar  “Espaço Biruta” e a “Reforma da Cruz”.

Na próxima quinta-feira (19) será o julgamento do recurso contra a decisão da Justiça Federal no Tribunal Regional Federal da 5 Região, tendo como o relator o Dr. Luiz Alberto Gurgel. Poucos sabem que A Procuradoria Regional da República já se pronunciou contra o aeroclube, ou seja, em favor do ganho de causa para o Município de João Pessoa. Nesta quinta-feira, provavelmente a Justiça Federal concederá  a desapropriação e a retirada do Aeroclube do Bessa.

http://www.clickpb.com.br/colunistas/clilsoncol/aeroclube-birutas-e-no-mundo-da-lua/




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...