Publicado em: 16 maio 2014

Wilson Santiago parabeniza PTB pelos 69 anos de fundação

WILSON SANTIAGO E BENITO GAMA 2

O Partido Trabalhista Brasileiro, PTB, completa 69 anos nesta quinta-feira (15). Fundado em 1945, por Getúlio Vargas, a legenda foi a responsável por grandes conquistas do povo brasileiro, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Justiça Eleitoral e a Petrobrás.

Wilson Santiago, presidente do PTB na Paraíba, parabenizou o partido e enfatizou a importância do PTB para os trabalhadores brasileiros. “Neste aniversário do PTB, nós não só temos que parabenizar a história do partido, como também o exemplo que o partido tem dado no que se refere aos benefícios para a própria população, especialmente para a classe trabalhadora brasileira”.

Com representações em todos os estados brasileiros, o PTB possui hoje 6 senadores, 17 deputados federais, entre eles o deputado Wilson Filho, do PTB Paraíba e os deputados estaduais Carlos Dunga e Doda de Tião.

Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições de 2012, o partido alcançou um número de 295 prefeituras e 3.572 vereadores em todo o país. Na Paraíba foram eleitos em 2012, 12 prefeitos, 14 vice-prefeitos e 132 vereadores. No entanto, desde que Wilson Santiago assumiu a presidência do partido no estado, novas filiações foram realizadas e esse número não para de crescer.

Ontem, em sessão solene na Câmara, o presidente nacional do PTB, Benito Gama, comentou a importância do partido e citou a criação da Justiça Eleitoral como um dos legados de Getúlio Vargas. “Getúlio Vargas foi um construtor de partido, construtor de políticas públicas. Ninguém deixou um legado para o país como ele”. 

Uma legenda de luta

O PTB, que foi fundado em 15 de maio de 1945, por Getúlio Vargas, surgiu como principal resposta aos anseios da população por um sistema político que, privilegiasse o capital nacional e desse garantias ao trabalhador através de uma legislação regulamentadora de seus direitos.

Foi durante o governo de Vargas que se consolidaram as organizações sindicais, inclusive com a instalação efetiva da Justiça do Trabalho, e foi também ele, Vargas, quem defendeu o direito de greve, o direito de livre associação sindical, criou as férias remuneradas e o descanso semanal, a carteira de trabalho. Criou-se então a Previdência Social, fez-se a CLT e foram conquistados o aviso prévio e indenizações por tempo de serviço.

E foi, ainda, no governo Vargas, que a mulher conquistou o direito ao voto (1932). A Consolidação das Leis do Trabalho é sem dúvida, a principal herança getulista.

O PTB, uma das legendas de maior apelo popular, teve em seus quadros importantes representantes da política nacional, tais como o ex-presidente João Goulart (Jango), os ex-primeiros ministros San Tiago Dantas e Hermes Lima, o criador da CLT, o ex-ministro Marcondes Filho, o Marechal Henrique Teixeira Lott, deputados como Leonel Brizola e Fernando Ferrari, além de Almino Afonso e Rubens Paiva que lideraram a Frente Parlamentar Nacionalista. E ainda, sua figura mais emblemática, o ex-presidente Jânio Quadros.

Foi o PTB que liderou a resistência ao golpe de 31 de março de 1964, quando ocupava o poder um de seus mais ilustres filiados o então Presidente João Goulart e, foi, por conseqüência a agremiação partidária que mais sofreu com o êxito militar de 64. Os quadros petebistas foram praticamente dizimados, mas apesar de proscrito pelo governo da ditadura entre 1965 e 1980, o PTB permaneceu presente na memória popular, como demonstraram várias pesquisas de opinião da época e, com a redemocratização das instituições, a partir do bipartidarismo (Arena e MDB) e o advento da Lei de Anistia, Ivete Vargas, reconquistados seus direitos políticos, aceitou a contenda pela condução do PTB frente ao ex-Governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, finalmente logrando êxito na luta judicial, em 1980.

O PTB foi e é um Partido reformista e de vanguarda, no sentido de estar à frente de seu próprio tempo.

Hoje o PTB representa as bases sólidas de respeito à classe trabalhadora, e o instrumento para o desenvolvimento econômico e justiça social, sendo um Partido que, lastreado em uma história de pujante crescimento e conquistas, guarda a memória de sua ideologia com a mesma fidelidade com que, a cada dia, busca o engrandecimento, modernização e aperfeiçoamento para atuação política e social de valorização ao trabalhador em todo o País.

 

Portal do Litoral PB

Com Assessoria

 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...