Publicado em: 29 mar 2014

Verdades e mitos sobre financiamento bancário

É bastante comum nós, consultores imobiliários, sermos indagados pelos clientes a respeito das mais variadas dúvidas sobre o financiamento bancário para a compra de imóveis. O medo da burocracia faz com que muitos, por vezes, desistam da procura e conseqüente compra, antes mesmo de dirimir questionamentos. Pensamentos como: “Nem vou procurar, pois a prestação fica muito alta.” “Como vou comprar se já tenho um financiamento pela Caixa Econômica?” “Tenho um imóvel já quitado. Eu sei que eu posso participar do Programa Minha Casa Minha Vida e ter direito aos descontos do governo!”.

Bem, vamos por partes. Aqui tomarei como referência a Caixa Econômica Federal por ser um dos bancos que mais concretiza sonhos da casa própria.

Para saber qual o possível valor que sua renda permite financiar é necessário simular. Para isso, podemos encontrar no site oficial da Caixa um simulador. Nele são solicitados dados como: Renda bruta; idade; cidade onde se localiza o imóvel, dentre outros.

Discorrerei baseando-me nos questionamentos acima citados. Vamos a eles. Para saber se a prestação caberá no seu bolso, as simulações poderão informar com precisão tal dúvida. Ocorre, por vezes, que os clientes comparam seu caso a casos de amigos e parentes e acabam criando preconceitos. Ora, seu amigo pode ter tido um subsídio (desconto concedido pelo Governo Federal) maior ou menor de acordo com as variações de perfil. Por isso, nossa sugestão é de que se você se encontra nessa situação procure um corretor de imóveis credenciado, pois ele é a pessoa capacitada e ideal para dirimir esse tipo de dúvida.

É possível financiar um imóvel tendo o comprador, outro financiamento. É importante saber se a prestação desse segundo financiamento não comprometerá um terço da sua renda. Caso não ultrapasse, o comprador se adequará a modalidade de financiamento conhecida como SBPE, a qual possui juro um pouco maior que o do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Àqueles que já possuem um imóvel, não podem participar do PMCMV, pois no próprio simulador do banco há uma opção a ser marcada que indaga: Possui imóvel na cidade selecionada? Se você possui e consequentemente marca sim, automaticamente o simulador oferece o SBPE como opção.

Espero ter ajudado a eliminar algumas dúvidas existentes. Essas são apenas as mais comuns. Voltarei a tocar nesse assunto, pois quando se trata de financiamento imobiliário, as dúvidas se multiplicam.

 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook, Twitter. Entre em contato pelo whatsapp: (83) 99631-9062.

O que achou? Comente...