Publicado em: 8 out 2013

Unimed JP intensifica participação no movimento Outubro Rosa

ThumbDurante todo o mês de outubro, a Unimed João Pessoa estará desenvolvendo uma série de ações para alertar as pessoas sobre a prevenção do câncer de mama. As atividades fazem parte do movimento internacional Outubro Rosa.

As ações foram iniciadas na ultima terça-feira (1) com a iluminação dos prédios da sede da Cooperativa e do Hospital Unimed JP com a cor rosa da mobilização. Também ganhará uma iluminação especial o Viver Melhor – Espaço de Saúde e Bem-Estar, no Bairro dos Estados.

Para intensificar as atividades do Outubro Rosa, a Unimed João Pessoa firmou uma parceria, na última quarta-feira (2), com a Organização Não-Governamental Amigos do Peito. Através dela, a Cooperativa realizará uma campanha de arrecadação de alimentos para doar a famílias de pacientes assistidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer.

As pessoas que quiserem contribuir com a campanha podem trocar um quilo de alimento não-perecível (fubá, feijão, açúcar, macarrão ou arroz) pelo laço rosa em postos que serão disponibilizados, a partir dia 7 até 31 de outubro, nas recepções da sede da Cooperativa, do Hospital Unimed JP e no Viver Melhor- Espaço de Saúde e Bem-Estar, no bairro dos Estados.

Se preferir, a pessoa pode adquirir o laço ao preço simbólico de R$ 2,00. O dinheiro arrecadado será revertido para a compra de alimentos. Todo o alimento obtido com a campanha será entregue à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Ainda dentro da campanha Outubro Rosa, a Unimed João Pessoa fixará cartazes na rede credenciada com informações sobre a campanha internacional e sobre como as pessoa podem participar das ações que estão sendo desenvolvidas pela Cooperativa.

MOBILIZAÇÃO MUNDIAL: O Outubro Rosa ocorre em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na prevenção da doença. Para chamar a atenção, monumentos, prédios públicos, pontes e teatros, entre outros, são iluminados de rosa.

Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam, em outubro, ações isoladas referentes ao câncer de mama e à importância da mamografia para detecção precoce da doença. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Não existe uma informação oficial sobre como, quando e onde foi feita a iluminação do primeiro prédio no mundo. No Brasil, a iniciativa pioneira ocorreu em 2002 com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

DADOS: O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Todos os anos, o câncer de mama mata no país cerca de 12 mil pessoas.

Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

A prevenção precoce é a principal arma contra o câncer de mama. Nos primeiros estágios, as chances de cura são de 95%. O exame para detectar precocemente o câncer de mama é a mamografia, que deve ser feita por todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Caso seja identificada alguma alteração suspeita, o profissional pedirá uma mamografia para confirmação diagnóstica. Já entre os 50 e os 69 anos é recomendada a realização de mamografias de rastreamento, a cada dois anos. Mulheres com risco aumentado de desenvolver câncer de mama (as que têm mãe ou irmã com câncer de mama antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino) devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos.

 

PBHOJE com Assessoria




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