Publicado em: 8 mar 2016

Opinião pública e suas necessidades

“A gente não quer só comida / A gente quer comida / Diversão e arte / A gente não quer só comida / A gente quer saída / Para qualquer parte” (Música Comida – Banda Titãs). Muito bem, ao ler o trecho desta música, chegamos a algumas considerações. Realmente não será só comida, será vontade política para levar as cidades, os estados e o País a rota do verdadeiro progresso com mais inclusão social. A nação quer uma saída, como estão as perspectivas, nenhuma nação sobrevive com estima baixa.

A população quer uma solução imediata, porém sustentável, em face de sua deplorável realidade, muitos são os números, poucas são as soluções reais apresentadas para amenizar os impactos das dores provocados pelos bolsos vazios. São dias delicados a tão sonhada rota do crescimento pegou outros trechos no Brasil, chegou a locais mais críticos e nem com os mais frágeis há possibilidade de promover qualquer comparação, pois não se tem lastro suficiente para sustentar certo discurso de vitória. Afinal a vitória ainda não será para 2015, ainda haverá choros e ranger de dentes, bolsos vazios e outros esvaziando.

Uma parte dos empregados clamam por melhores salários, outros por uma digna condição de trabalho, outros milhões não são valorizados ou reconhecidos, apenas cumprem obrigações. Aos que restam de outros tantos milhões de desempregados em todo Brasil, se aventuram a protestar as vezes por grandes causas outras vezes, alguns que estão naquela manifestação não sabe nem porque está ali, afinal viu o vizinho politizado sair, resolveu ir com ele na carona. Ou seja, há ainda muitas pessoas que não sentiram os impactos das sucessivas crises que o nosso Brasil atravessa.

Entretanto, outras leituras se apresentam através da mídia –com a expressão tão falada – o poder ou a pressão daopinião pública– Que a voz da população está a favor disso ou daquilo, resultado, esta mesma, pode até ter opinião, mas não tem voz e vez. Afinal de contas há um grave problema neste país – a falsa compreensão de Democracia – na falta tradução de ser o povo representado no poder.

Democracia – Governo do povo, sistema em que cada cidadão participa do governo; Acrescentamos o seguinte, no caso Brasileiro, sistema em que o povo é supostamente representado através do processo eleitoral com voto direto.

Opinião pública– juízo coletivo adotado e exteriorizado por um grupo ou, em sociedades diferenciadas e estratificadas, por diversos grupos ou camadas sociais.

Voz e vez – VOZ é a capacidade de “falar” no usufruto da liberdade de expressão, isento de atos repressores perante quem se utiliza da fala. Já o ato de ter VEZ é ter quem lhe ouça de fato,bancando de forma resoluta dar respeitoso encaminhamento aos problemas que afetam a população. Este deverá ser um gesto desprovido dos clássicos joguinhos de interesses políticos, para apenas satisfazer as suas reais necessidades ou legendas.

Conclusão, o eleitor é um ser humano como qualquer outro. Se faz necessário sensatez na administração pública, você pode até durar por longos anos, sem ter a necessidade de maquiar as necessidades reais da população. Você pode fazer e muito bem o seu trabalho, afinal foi eleito na expectativa poder representar os anseios da população. E o que você espera de você quanto gestor público ou candidato ao pleito? Sabe dos desafios e porque quer tanto ingressar? Você tem realmente os caminhos para a solução ou quer descobrir quando lá estiver? Se você deseja descobrir se estar ou não preparado (armado) dentro da guerra, cuidado, você já sabe o seu fim.

*Autor: Uemerson Florêncio – Palestrante nas áreas de Relações Públicas, comunicação, gestão de carreiras, empreendedorismo e gestão em marketing político. Atua com reposicionamento de pessoas, negócios e Desenvolvimento de Cidades. Diretor do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Cidades (NPDC) da Khalifa Business, agência de negócios. Área de concentração acadêmica Relações Públicas com marketing pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL e pesquisador em Relações Públicas pela UNIFACS. Faz estudos de Cultura Árabe – a partir de Dubai e Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos país localizado no mar do Golfo, Oriente Médio.

 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook, Twitter. Entre em contato pelo whatsapp: (83) 99631-9062.

O que achou? Comente...