Publicado em: 30 jun 2020

Tony Ambientalista solicita que CRM fiscalize a manutenção de geradores nas unidades de saúde e hospitais de Campina Grande

Após os últimos apagões que colocaram em risco a vida dos pacientes internados, Tony Ambientalista solicitou ao Conselho Regional de Medicina da Subseção de Campina Grande novas fiscalizações nos geradores dos hospitais e unidades de saúde da cidade. O encaminhamento foi feito nessa segunda-feira (29).

Segundo o ativista social, existe uma Lei Federal, 17.340/10, que determina a instalação de geradores de energia elétrica própria em todos os hospitais do país, como também em clínicas onde sejam efetuados cirurgias, UPAS e centros médico que realizam procedimentos cirúrgicos ou que tratam de pacientes com aparelhos que necessitem de energia elétrica. “No Brasil, essa lei está em vigor desde 2010, mas infelizmente aqui em Campina Grande muitos dos hospitais sequer possuem geradores e alguns estão com seus equipamentos quebrados. Então, quando acontece falta de energia, as pessoas que já estão sofrendo por estarem internadas ainda ficam à mercê da sorte que não haja queda de luz. Não posso ver esse tipo de ilegalidade e ficar de braços cruzados”, explica Tony Ambientalista.

“No último mês houve um apagão de mais de 40 minutos, aqui em Campina Grande e os geradores de muitos hospitais não estavam funcionando, colocando em risco de morte vários pacientes que estão usando respiradores e outros aparelhos que estão sendo primordiais nessa pandemia. Por isso, acionamos os CRM-CG para que o órgão tome as providências cabíveis e possamos preservar a vida dos pacientes, evitando novos transtornos aos internos e seus familiares”, acrescenta o ativista social.

Vale ressaltar, que começou o período de chuvas na Rainha da Borborema e com isso aumenta a probabilidade de instabilidade na rede elétrica da região, que ocasiona a queda de energia. Sendo assim, é de grande relevância a fiscalização  do CRM-CG para evitar o caos na saúde de Campina Grande.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...