Publicado em: 17 mar 2019

Tomada com Wi-Fi pode deixar conta de luz mais barata; veja

As tomadas inteligentes são um exemplo prático de como o avanço da tecnologia pode ajudar no dia a dia em casas conectadas. Esses dispositivos prometem trazer maior conforto e novas formas de economizar energia aos usuários. Além de conectar à Internet, os smartplugs podem ser controlados à distância, o que garante maior segurança mesmo quando não há ninguém em casa.

Os dispositivos são compatíveis com aplicativos para celulares, disponíveis para Android e iPhone (iOS). Alguns modelos podem ainda ser acionados por comando de voz, com assistentes como Alexa e Google Assistente. Confira a seguir cinco respostas a perguntas comuns feitas a respeito das tomadas inteligentes e saiba se elas podem ser uma boa opção para você.

Tomadas inteligentes oferecem diversas funções que facilitam a rotina — Foto: Divulgação/TP-Link

Tomadas inteligentes oferecem diversas funções que facilitam a rotina — Foto: Divulgação/TP-Link

1. Como as tomadas inteligentes funcionam?

As tomadas inteligentes são como adaptadores ligados às tomadas comuns da parede. Assim, qualquer dispositivo ligado na saída de energia deve ser conectado ao plugue. Esses dispositivos inteligentes funcionam com Internet; portanto, é necessário conectar à rede Wi-Fi da casa ou escritório.

O gerenciamento dos recursos é feito por meio de aplicativos próprios de cada marca para smartphone, e o controle pode ser feito de forma remota. Usando o aplicativo você pode acender ou apagar uma lâmpada da sua casa mesmo estando no trabalho, por exemplo.

2. Quais são as funções desses aparelhos?

Os recursos disponíveis nas tomadas smart variam de acordo com o modelo, mas o que todas têm em comum é a promessa de facilitar a vida do usuário. Em alguns dispositivos é possível programar um horário para ligar ou desligar o fluxo de energia. Isso pode ser útil para controlar o horário de crianças na frente da TV, ou ajustar o funcionamento de uma cafeteira para já acordar com o café pronto, por exemplo. Por meio do app também é possível fazer esse controle de forma manual.

As tomadas inteligentes não servem apenas para trazer mais comodidade, elas também podem ser boas aliadas para aumentar a segurança de casa. Alguns modelos contam com um mecanismo que analisa o calor gerado pelas tomadas e, caso seja excessivo, o fornecimento de energia é interrompido para evitar possíveis acidentes.

Com o aplicativo de gerenciamento é possível controlar seus dispositivos em qualquer lugar — Foto: Divulgação/TP-Link

Com o aplicativo de gerenciamento é possível controlar seus dispositivos em qualquer lugar — Foto: Divulgação/TP-Link

Outra função que pode ser encontrada é o modo ausente, ideal para ser acionado quando a residência for permanecer vazia por muito tempo. Nesse caso, luzes e dispositivos são ligados e desligados em horários específicos para simular a presença de pessoas em casa.

3. Por que as tomadas inteligentes ajudam a economizar luz?

As tomadas inteligentes oferecem recursos bastante úteis quando o assunto é economia de energia. Elas são capazes de monitorar continuamente o consumo de energia em cada tomada, fornecendo relatórios que ajudam a controlar seus gastos de maneira mais eficiente.

Além disso, com os aplicativos de comando remoto sempre em mãos fica mais fácil desligar os dispositivos que não estão sendo usados. Por isso, o smartplug pode ser bem atraente para os usuários que buscam economizar na conta de luz.

4. Existem desvantagens?

Um ponto negativo é que os dispositivos que possuem interruptores eletrônicos para ligar e desligar, como os notebooks por exemplo, não funcionam em tomadas smarts. Esses interruptores, ao contrário dos mecânicos, que contam com posições distintas para “on” e “off”, possuem apenas uma posição para ambos os comandos.

Dessa forma, é impossível manter o interruptor eletrônico na posição “on” permanentemente, com pode acontecer nos mecânicos. Assim, ainda que a tomada inteligente forneça energia para o equipamento, ele só será ligado novamente depois que o botão for pressionado.

5. Existem modelos para comprar no Brasil?

O mercado brasileiro já conta com a presença das tomadas inteligentes. O modelo mais completo é o I9Plug, que possui aplicativo de gerenciamento próprio, oferece a função de agendamento, além de possuir um fusível que protege o equipamento contra sobrecargas. O dispositivo é vendido por R$ 149. Nessa mesma faixa de preço, também encontramos a SP2, da marca Broadlink. O acessório possui o padrão de conectores compatíveis com o do Brasil, porém é mais simples e dispõe apenas de funções básicas.

O modelo I9Plug conta com aplicativo próprio e funções interessantes — Foto: Divulgação/I9Plug

O modelo I9Plug conta com aplicativo próprio e funções interessantes — Foto: Divulgação/I9Plug




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...