Publicado em: 10 out 2013

Toinho do Sopão lembra dia de combate à violência contra as mulheres em discurso na ALPB

1378132_171240839748826_1025302034_nO vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da ALPB, deputado Toinho do Sopão (PEN) repercutiu a passagem do Dia Nacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher. Segundo ele, a Paraíba é o sétimo Estado no ranking em assassinato de mulheres, de acordo com dados extraídos do Mapa Nacional da Violência. Além disso, três mil processos estão tramitando atualmente na Vara de Justiça especializada no combate a violência contra a mulher no Estado.

O parlamentar relatou casos violentos e pediu que as mulheres evitem conflitos com os respectivos companheiros ao perceber neles um estado de embriaguez.

Toinho fez o pedido baseado na afirmativa de dados oficiais que revelam que grande parte da violência contra a mulher é gerada pelo consumo de álcool dos seus companheiros.

O deputado também lembrou que a Organização das Ações Unidas (ONU) reconheceu neste ano, que há um surto global de violência contra a mulher. E, aponta que sete em cada 10 mulheres foram agredidas, em algum momento, pelo menos uma vez, ao longo de suas vidas.

“É importante registrar que há três mil processos tramitando em João Pessoa, na Vara de Justiça Especializada no Combate à Violência Contra a Mulher. Das 139 mulheres assassinadas na Paraíba, no ano passado, 42 foram por violência doméstica”, disse o deputado.

Ainda de acordo com os dados, dos assassinatos de mulheres, 60% estão concentrados na capital e região metropolitana.

“Por isso mulheres, denunciem a violência e liguem 180. A Central de Atendimento à Mulher é um serviço de utilidade pública de emergência, gratuito e confidencial, que funciona 24 horas todos os dias da semana – inclusive finais de semana e feriados”, enfatizou Toinho do Sopão.

Portal do Litoral PB com Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...