Portal do Litoral PB
Publicado em: 12 jul 2019

Saúde, habitação e turismo são eleitas prioridade durante plenária do Orçamento Democrático em Jacumã

Mais de 200 pessoas participaram na noite desta quinta-feira (11), da Plenária do Orçamento Democrático Municipal da 4ª Região Geoadministrativa. A Audiência Pública que encerrou o Ciclo 2019, contou com a participação da prefeita Márcia Lucena, Secretários e Coordenadores da gestão municipal, onde foram eleitas pela população como principais prioridades para o orçamento de 2020, saúde com 29%, seguidas de Habitação e Turismo com 17% e 15%, respectivamente. A Plenária foi realizada na Colônia de Pescadores em Jacumã.

            A Plenária foi aberta com a apresentação cultural do Grupos de idosos de Jacumã. Em seguida a Secretária de Saúde, Renata Martins apresentou a população os dados das ações que as equipes da saúde vem desenvolvendo no combate à malária na região, além de apresentar os novos materiais e equipamentos que serão utilizados nas atividades do Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva.

            Durante a audiência, a população acompanhou um resumo das ações que a gestão realizou em todas as comunidades da Região 4, de acordo com as solicitações feitas na plenária de 2018, que teve como prioridade as ações de infraestrutura, saúde e educação onde foram investidos de recursos próprios e parcerias, mais de R$ 50 milhões.

            Ente as ações destacaram-se, as ações do programa Ilumina Conde, o processo de Regularização Fundiária da Vila do Amanhecer, Ademário Régis e São Bento, as obras de pavimentação e drenagem da Rua Esperança no Ademário Régias, a normalização dos serviços de saúde nas Unidades Básicas de Jacumã e Carapibus, o fortalecimento do Turismo, com a nova classificação do município no mapa do turismo brasileiro, divulgado pela Embratur e o aumento do número de leitos, que agora passa mais de 3.000. Na Educação, destacaram-se a construção do CREI do Assentamento dona Antônia, que vai atender a várias comunidades na região, a criação do CREI Flor de Acerola em Tambaba e as obras de reforma e manutenção em todas as unidades de ensino.

            “Estamos construindo uma nova história no município de Conde. As ações apresentadas são todas baseadas nas solicitações da população durante as plenárias do Orçamento Democrático. Desde o início da gestão da prefeita Márcia Lucena e a implantação desta nova ferramenta, os investimentos públicos tem sido aplicados de forma clara e transparente”, disse a Coordenadora do ODM, Joana Ribeiro.

            No momento de abertura das falas, a Presidente da Associação dos Moradores da Vila do Amanhecer, Nega da Vila, agradeceu as ações realizadas na comunidade. “Estou aqui para a gradecer a Prefeita e a sua equipe por todo empenho que sido dado para a nossa comunidade. Nós que moramos aqui no município, hoje podemos reivindicar nossos direitos sem medo e isso nos deixa felizes. Hoje, nós somos respeitados e temos vez e voz. Muito obrigado”, destacou.

            No encerramento da plenária, a Prefeita Márcia Lucena respondeu todas as reivindicações e agradeceu a presença da população em mais uma Audiência Pública do Orçamento Democrático Municipal. “Agradeço a presença de todos e reitero a minha alegria ver que a população está cada vez mais participativa nos assuntos relacionados a gestão do município. O Orçamento Democrático é o espaço certo para as cobranças, elogios e críticas. Estamos aqui para ouvir a população e atender as suas solicitações”, afirmou a prefeita.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...