Publicado em: 20 nov 2017

Saúde, Educação e Bem Estar promovem semana de combate ao Aedes com gincana escolar em Alhandra

  

Na cidade de Alhandra, Litoral Sul da Paraíba, atendendo aos requisitos do Ministério da Saúde, as secretarias de Saúde, Educação e Bem Estar Social se uniram para realizar a Semana de Prevenção e Combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, com o objetivo de mobilizar e educar sobre os perigos e ações que podem ser realizadas pelos moradores.

As atividades foram iniciadas numa gincana cultural com ações educativas, nesta segunda-feira (20), no ginásio ‘O Wilsão’ onde alunos das escolas Alfredo José de Carvalho e Zélia Correia do Ó participaram do evento, onde ações sobre o tema Aedes foram realizadas com a participação do alunado.

Aproveitando a ocasião do dia da Consciência Negra, comemorado hoje, os alunos também fizeram uma apresentação cultural sobre o tema.

A equipe vencedora da gincana foi a equipe verde que representou a escola Zélia Correa do Ó.

De acordo com Camila Gadelha, coordenadora da vigilância em Saúde, o intuito da atividade foi alcançado, pois os alunos foram devidamente orientados e serão agentes multiplicadores das informações em suas residências, comunidades e também na escola.

“A única forma de enfrentar a dengue é combater o seu vetor, o mosquito Aedes aegypti. A finalidade da Gincana Estudantil é compreender que o combate à dengue é um assunto que não se limita apenas ao Poder Público, mas que deve mobilizar todo cidadão, levando informações sobre os cuidados com a dengue, a eliminação de focos do mosquito, o recolhimento de materiais que possam acumular água, a limpeza de terrenos e despertar na comunidade a preocupação permanente com a dengue, formando uma rede de mobilização que se estenda a todas as regiões da cidade. É sabido que as crianças, adolescentes e jovens têm um poder maior de sensibilização e conscientização junto aos pais e familiares. Além de ser um agente mobilizador, o estudante tem consigo o espírito de competição aflorado e acostumado a fazer tarefas em equipe”, destacou Kamilla Gadelha.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...