Publicado em: 23 ago 2019

Representantes de Alhandra participam da X Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PB), realizou, nesta quarta (21) e quinta-feira (22), no Centro de Convenções de João Pessoa, a X Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba. O objetivo foi avaliar, planejar e discutir propostas para a construção de políticas públicas para crianças e adolescentes para os próximos quatro anos.

A cidade de Alhandra foi representada pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA), Jander Rocha, pela conselheira tutelar Adnélia Andrade, pela professora Nedja e pela aluna Jordâna Santos.

A abertura oficial contou com a presença de aproximadamente 800 pessoas de mais de 90 municípios paraibanos, dentre elas delegados municipais, crianças, adolescentes e adultos, delegados natos (conselheiros estaduais, representantes do Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Conselho Estadual de Direitos Humanos), além dos ouvintes. A solenidade contou ainda com a apresentação da Orquestra do Prima (Polo Casarão), e na sequência foi feita a leitura e aprovação do regimento interno e palestras voltadas à temática.

O juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, juiz Adhailton Lacet Porto, ressaltou que, “ao longo dos 29 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), registram-se no Brasil e na Paraíba conquistas importantes na defesa e garantia dos direitos fundamentais, tais como: à vida, à alimentação, à educação, à cultura, à saúde, ao esporte e lazer, à profissionalização, à dignidade, ao respeito, à liberdade, e à convivência familiar e comunitária”. Ele, no entanto, alertou que ainda convivemos com a incompreensão por parte da sociedade e da família e com o descaso de instituições.

Para Jander Rocha, o momento é uma grande oportunidade de ampliar. “Esse é o momento de termos voz para dizermos que estamos lutando pelos direitos de crianças e adolescentes. Esse evento mostra o quão importante somos para a sociedade”, afirmou.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, declarou que foi muito emocionante participar de um evento tão grandioso, um momento de reflexão, avaliação e elaboração de propostas para o aprimoramento da Política da Criança e do Adolescente em âmbito estadual e nacional. “Vivemos uma conjuntura nacional adversa, repleta de desmontes nas políticas públicas que impactam a nossa ação. Ainda assim, o Governo da Paraíba reafirma que temos compromisso com a política em lutar para que nossas crianças e adolescentes tenham proteção integral conforme sugere o ECA. O encontro simboliza resistência, o momento de união de todos e todas em defesa desta política que é tão importante para a construção do presente e do futuro de uma nação, sobretudo, da Paraíba.” finalizou.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...