Publicado em: 2 maio 2018

Quem vai salvar o Brasil?

José ou Francisco?  Marina ou Cristina?

Não há problema algum em nos identificarmos com tal corrente de pensamento, ideologia ou líder politico.  São identificações, gostos, algo essencialmente de cunho pessoal. Contudo, não podemos cair na ingenuidade que determinado político irá resolver todos os problemas de uma nação, sobretudo quando essa nação é o Brasil, com uma grande extensão territorial, uma diversidade cultural gigantesca e com problemas estruturais maiores ainda.

Nenhum presidente trabalha sozinho, existe todo um sistema politico, estruturalmente interligado. O trabalho do presidente depende muito do Congresso Nacional. Muitas das decisões do presidente precisam da autorização dessa instituição, ou das casas que a compõem – Câmara ou Senado. Por isso, é preciso que Executivo (presidente) e Legislativo (deputados e senadores) tenham uma boa relação – e para isso, é necessária muita negociação entre os dois. Ou seja, mesmo que o presidente deseje algo em prol da população, mas os outros atores que compõem o sistema politico brasileiro, pode não pensar da mesma forma.

Então, é necessário sabermos votar, não só para presidente, mas saber escolher a todos os políticos que irão nos representar. Seja ele presidente ou senador. Prefeito ou vereador. Todos são importantes no final.

Não há um salvador da pátria. Ñão sejamos ingênuos.

 

Paulo Henrique

Professor




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...