Publicado em: 18 jun 2019

Prefeitura de Conde emite Boletim Informativo sobre ações contra malária e informações sobre os casos diagnosticados

Situação epidemiológica da Malária em Conde, Paraíba

Descrição dos casos

Reforçamos aqui a necessidade de, ao surgimento de quaisquer sintoma característico para a doença, principalmente febre, procurar imediatamente o serviço municipal de saúde, para diagnóstico precoce e início de tratamento, em caso positivo. A automedicação, neste caso, pode aumentar a gravidade da doença e pôr em risco a saúde do paciente.

As ações continuam sendo realizadas com as equipes da Secretaria de Saúde do município realizando a busca ativa nas regiões onde os casos foram identificados, além da conscientização da população por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, que frequentemente visitam as residências dos moradores e moradoras da região.

As equipes de todas as Unidades Básicas de Saúde estão capacitadas para realização do teste rápido ou o de gosta espessa. No caso de confirmação, o município também oferece o tratamento (medicamentos).

Em caso de dúvidas ou sintomas, reforçamos que seja procurada a UBS mais próxima de sua residência ou o Pronto Atendimento (Policlínica), que funciona todos os dias 24h. A Secretaria de Saúde tem um telefone exclusivo para atendimentos relacionados a Malária (83) 98187-6740.

12° CASO: Masculino, 32 anos, data dos primeiros sintomas 08/06/19. Este paciente permaneceu seis dias em sua residência se automedicando, mesmo recebendo as orientações passadas sobre ao início dos sintomas à procura pelo atendimento deve ser imediata. Reside na divisa entre Carapibus e Gurugi. O mesmo foi encaminhado para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, segue interno e seu estado de saúde é estável.

11° CASO: Masculino, 42 anos, residente em Conjunto Ouro. Paciente foi diagnosticado através da busca ativa, deu início ao tratamento, sendo posteriormente encaminhado ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, por se tratar de paciente portador de outra morbidade.

10° CASO: Masculino, 57 anos, residente no Assentamento Dona Antônia, com data de primeiros sintomas 25/05/2019. Foi identificado através de busca ativa, onde após realização de teste rápido reagente, o paciente recebeu alta e está em seu domicílio.

9° CASO: Masculino, 51 anos, residente no Conjunto Ouro. Data de primeiros sintomas 27/05/19. Foi identificado através de busca ativa, após realização de teste rápido reagente, o paciente foi encaminhado para o Hospital Universitário Lauro Wanderley para tratamento e segue internocom estado de saúde estável.

8° CASO: Feminino, 53 anos, residente em Village de Jacumã. Data de primeiros sintomas 27/05/2019. Foi encaminhada para Hospital Universitário Lauro Wanderley após realização de teste rápido reagente no município de Conde. Recebeu alta hospitalar e está em seu domicílio.

7° CASO: Masculino, 25 anos, residente em Carapibus, data de primeiros sintomas 29/05/2019. Foi identificado por meio de busca passiva, realizado teste rápido diagnóstico e gota espessa. Por apresentar baixa parasitemia, o paciente está sendo tratado e acompanhado no serviço de saúde de Conde, segue com estado de saúde estável.

6° CASO: Feminino, 26 anos, residente de João Pessoa, mas tinha constância em vir para o município do Conde todos os finais de semana. A data de primeiros sintomas 13/05/2019, após apresentar sintomas compatíveis com os da doença, somado ao histórico de idas ao Conde, a paciente foi submetida ao teste rápido que confirmou a presença do parasita. Segue cuidados em domicílio.

5° CASO: Feminino, 27 anos, residente no Conjunto Ouro, com data de primeiros sintomas no dia 14/05/2019. Deu entrada no pronto atendimento com os sintomas semelhantes, foi realizado o teste rápido diagnóstico e gota espessa. A paciente recebeu alta no dia 27 de maio.

4° CASO: Masculino, 64 anos, mora no bairro Village Jacumã. Com data de primeiros sintomas 21/04/2019. Após o diagnóstico, o tratamento foi iniciado no município, mas devido a outras complicações relacionadas a doenças crônicas, ele foi transferido para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, recebendo alta no dia 8 de maio.

3° CASO: Feminino, 40 anos, moradora do bairro Conjunto Ouro. Com data de primeiros sintomas 04/04/2019. Foi encaminhado para o Hospital Universitário Lauro Wanderley no dia 11 de abril para tratamento, quando a confirmação de malária foi realizada por meio do teste rápido diagnóstico, e recebeu alta no dia 22 do mesmo mês. A paciente também apresentou sorologia reagente para Dengue.

2° CASO: Masculino, 53 anos, residente em Carapibus, deu entrada inicialmente no Hospital de Ortotrauma de Mangabeira e, depois, foi transferido para o Hospital Universitário Lauro Wanderley no dia 5 de abril, quando exames confirmaram a suspeita. Primeiros sintomas 28/03/19. Ele recebeu alta médica no dia 12 de abril.

1° CASO: Mulher, 35 anos, moradora na região da Capadócia. Data de primeiros sintomas 23/03/2019. Ela foi internada no Hospital Universitário Lauro Wanderley no dia 29 de março e, após passar por tratamento, recebeu alta no dia 9 de abril. A paciente também apresentou sorologia reagente para Dengue.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...