Publicado em: 19 maio 2016

Prefeito diz que Pitimbu foi esquecida pelo Governo Estadual e pede que RC olhe o mapa da Paraíba

“Não podemos ter um Governo que pensa que o litoral sul da Paraíba se resume ao Conde. Quando sabe-se que após o Conde há há 27 quilômetros de orla. Não estou agredindo o governador, estou esperneando e mostrando o choro de quem precisa de atenção”. Leonardo Barbalho

13231220_1047333568676426_2116427780_n

O Programa Linha Direta, apresentado pelo radialista Luiz Cláudio, teve como entrevistado nesta quarta-feira (18) o prefeito de Pitimbu, Leonardo Barbalho (PSD), que fez um balanço de sua gestão à frente da Prefeitura que tem o menor repasse de recursos do Litoral Sul.

Leonardo Barbalho que segue para disputar a reeleição, iniciou o bate papo falando justamente sobre a grande discrepância entre o quanto arrecada os quatro municípios do Litoral Sul em relação a Pitimbu, citando que Pitimbu é o “primo pobre” das cidades da região por receber o menor repasse em comparação a Alhandra, Caaporã, Conde e Pedras de Fogo.

O gestor, ainda assim, se disse orgulhoso em vir conseguindo manter o pagamento dos salários dos servidores em dia, uma vez que tem sido tarefa das mais difíceis da gestão já que a folha de pagamento ultrapassa a cifra de R$ 1 milhão.

O prefeito acredita que a partir de 2018 quando começar a ser recolhido o ICMS da fábrica de Cimentos Brennand a cidade terá uma nova realidade. Porém, nos dias atuais, trabalha com o “freio de mão puxado” para não correr o risco de atrasar os salários e fornecedores.

Mesmo com uma receita inferior, a gestão de Leonardo, que é contador por profissão, conseguiu realizar muitas obras, ações e serviços, desmistificando muitas crenças plantadas por ex-gestores.

13233316_1047333785343071_543005268_n

“Eu cresci em Pitimbu ouvindo as pessoas dizendo que a cidade não tinha condições de ter um médico 24 horas, um pronto atendimento que tivesse enfermeira, auxiliar, recepcionista, alimento, motorista de plantão, ambulâncias, mas, nós conseguimos desmistificar isso e realizar o sonho da população, pois desde janeiro de 2013 implantamos com recursos próprios esse avanço na saúde de Pitimbu, com atendimento 24 horas. Diziam que Pitimbu não tinha possibilidade de mandar ônibus para João Pessoa e Goiana, faziam uma séria de exigências, mas, hoje temos transporte diário para João Pessoa e Goiana levando alunos que querem ter um futuro melhor”, destacou o prefeito.

“Conseguimos equalizar o pouco recurso que recebemos. Para se ter uma ideia, o valor que nos é repassado equivale a um terço do que os outros municípios da região recebem. Mas, graças a Deus, com muito trabalho e um secretariado extremamente devotado, mesmo tendo consciência de que são os secretários que menos recebem no Litoral Sul, estamos trabalhando e mostrando trabalho. O nosso pessoal, os comissionados e contratados na verdade são apaixonados por Pitimbu, por isso que as coisas dão certo, pois temos esse diferencial, de funcionários que ganham pouco e se dedicam muito, por querermos o melhor para nossa cidade. Nós temos avançado em todas as áreas, educação, saúde, esporte, infraestrutura, ação social, turismo e todas as secretarias nossa tem correspondido as expectativas”, pontuou o gestor.

13233262_1047333675343082_837415249_nPonte da Pontinha

Uma das grandes cobranças que recaem sobre a atual gestão é a reconstrução da Ponte da Pontinha. Leonardo justificou a demora no início da obra e garantiu que a comunidade terá em breve a tão sonhada ponte. “Infelizmente tivemos um erro de cálculo por parte do engenheiro da Prefeitura. Mas, ainda essa semana vamos receber o novo projeto para que um novo edital seja lançado na próxima semana e a obra possa ficar pronta antes das eleições”, garantiu Barbalho.

Turismo

Pitimbu é a primeira praia da Paraíba, inicia na desembocadura do Rio Goiana, na Pontinha em Acaú, termina em Praia Bela e com 27 km ostenta, inclusive, maior extensão que a da orla da Capital. Leonardo apontou o saneamento básico como um dos graves problemas da cidade que atrapalha turistas e moradores. “Tudo que Deus podia fazer de maravilhoso por uma cidade, ele colocou em Pitimbu. Uma orla maravilhosa, montanhas, coqueiros, faixa de areia bonita, grande. Porém, a linha de gestores de Pitimbu ainda não conseguiu construir uma infraestrutura adequada para receber turistas. Mas, na minha gestão, aos poucos, com os poucos recursos próprios, estamos de rua em rua tirando aquele esgoto que corre a céu aberto e colaborando da melhor maneira para resolver problemas que há tempos existem. Espero que até o fim do ano, nós consigamos concluir o bairro da Guarita, a rua Central de Pitimbu que inicia no Mercadinho de Aprígio até a praça do Centro, estamos indo para Guarita, voltaremos para ladeira e a rua de atrás nos iremos fazer no próximo passo”, disse.

O projeto “Ilumina Pitimbu” segue iluminando ruas e principalmente a orla, o prefeito garante que reforçara a iluminação na entrada da cidade e que vai inaugurar até a próxima terça-feira (24), a fonte luminosa da Praça Senhor do Bonfim. Uma das grandes atrações é o letreiro instalado no mês passado, com uma declaração de amor a cidade praiana: “Eu Amo Pitimbu”.

O gestor garante que instalará relógios na cidade, entregará a ampliação da praça que fica em frente a Prefeitura de Pitimbu, num formato mais moderno e mais atrativo e também irá recuperar a praça central de Pitimbu.

Ainda na entrevista, o gestor lamentou o abandono do Governo do Estado para com Pitimbu

A cidade de Conde recebe quase três vezes mais recurso que Pitimbu. Mas, de acordo com Leonardo o governo municipal, não só o atual, mas, das gestões anteriores não fizeram nada no Conde. “Vamos para Coqueirinho, quem fez aquelas barracas lá e pavimentou a ladeira? O Governo do Estado. Quem fez a orla de Jacumã com aqueles bangalôs que já estão até ultrapassados? O Governo do Estado. O binário quem fez? O Governo Estadual. Abastecimento de água, recuperação do asfalto central de Jacumã? Governo do Estado, que agora já se comprometeu a pavimentar mais cinco acessos a Praia do Amor, e outras praias. Eu pergunto, o que o Governo do Estado fez em Pitimbu? Eu me lembro que Cássio quando foi governador fez o calçamento entre Pitimbu e Acaú que foi um avanço extraordinário para aquela, e que até hoje supre a nossa necessidade apesar de não ter a manutenção do Governo do Estado, porém ainda é a nossa salvação. Nós suplicamos, carecemos que o Governo Estadual olhe para Pitimbu, veja o mapa da Paraíba e confirme que a cidade está inserida no mapa estadual. Nós não podemos ter um Governo que pensa que o Litoral Sul da Paraíba se resume ao Conde. Quando sabe-se que após o Conde há 27 quilômetros de orla. Não estou agredindo o governador, estou esperneando e mostrando o choro de quem precisa de atenção”, finalizou Leonardo.

 

 

 

Assessoria

 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...