Publicado em: 28 nov 2014

Precariedade de atendimento e sem alimento Caps de Bayeux fecha portas na hora do almoço

CAPS DE BAYEUX EM 26.11.2014 CAPS DE BAYEUX EM 26.11 CAPS DE BAYEUX

O presidente do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) em Bayeux, Leo Micena, foi procurado por diversos populares do município, na noite desta quinta-feira (27), que emitiram relatos preocupantes acerca do Centro de Atenção Piscossocial (CAPS) instalado na cidade.

Segundo os relatos, o CAPS de Bayeux estaria fechando as portas no horário do almoço por falta de alimentação suficiente para oferecer aos usuários do local devido ao alto número de arrombamentos sofrido nos últimos tempos.

De acordo com os populares, os ataques de bandidos ao prédio aumentaram consideravelmente após a Prefeitura local trocar a presença física de vigilantes no horário noturno por câmeras de vigilância.

“Ontem a tarde flagramos o CAPS, com um aviso de fechado com retorno dos trabalhos previsto apenas para depois do almoço. Mas, isso não pode acontecer, porque o horário de expediente é das 08h às 17h, ou seja, integral”, afirmou um popular que não quer ter o nome divulgado.

Ainda segundo Leo Micena, o Ministério Público deverá ser acionado nos próximos dias para apurar denúncias de que usuários do mesmo CAPS, além de não estarem sendo bem alimentados, também estariam sendo obrigados a dormir em colchões improvisados no chão da instituição por falta de estrutura mínima para funcionamento adequado.

Vale a pena lembrar que os CAPS são locais criados para oferecer serviços diários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) a pessoas com transtornos mentais.

Os CAPS devem estar preparados para oferecer atendimento à população, realizando acompanhamento clínico para reinserção social de usuários através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Os Centros foram criados para atender e apoiar usuários em momentos de crise, bem como suas respectivas famílias, na busca da independência e responsabilidade para com os tratamentos oferecidos.

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, cultura e vida cotidiana.

 

Portal do Litoral

Com Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...