Publicado em: 18 jul 2014

Por que os usuários preferem Windows ao invés de Mac ou Linux?

O fato de o Sistema Linux ser o mais seguro e mais limpo que o Mac e Windows não implica dizer que os usuários prefiram usar Linux. Essa dúvida sobre qual Sistema usar pertuba muito a mente dos brasileiros, apesar de quase sempre a escolha é o Windows. Mas por que isso acontece?

Por que a maioria da população prefere Windows, mesmo sendo um Sistema pago?

Tudo começou quando Bill Gates – fundador da Microsoft – falou com a IBM para oferecer o seu sistema operacional – que por sinal não existia naquele momento – para fazer os computadores da empresa funcionarem, essa foi a grande jogada. Bill Gates não tinha nenhum sistema feito, não existia nenhum sistema pronto, mas depois que houve a conversa com o pessoal da IBM, Bill comprou um pequeno sistema da empresa Seattle Computers, modificou e desenvolveu o Sistema Operacional em Disco – DOS. Porém o objetivo dele era fazer com que todos os computadores vendidos pela IBM, e de outras empresas, já saíssem com o seu sistema
funcionando na máquina, ganhando assim, popularidade. Mas o que isso tem haver com o fato de os usuários preferirem o Windows?

Justamente, ao comprar um computador da IBM, que por sinal era mais barato que os computadores da Apple, o mesmo já vinham com o SO da Microsoft funcionando. Isso fez com que os usuários se acostumassem com o estilo Windows e assim não desejavam migrar para nenhum outro sistema, mesmo sabendo que o Linux é grátis e bem mais seguro, e os computadores da Apple
eram, e são até hoje, bem mais caros que os das outras marcas, favorecendo assim a compra de uma máquina com Windows.

A prova disso é bem simples. Quem nunca comprou um computador com Sistema Linux e, antes mesmo de usá-lo, já mandava a máquina para o técnico formatá-lo e colocar o Sistema Windows? Claro que tem aqueles adéptos aos softwares livres, mas não se compara com a grande massa que prefere o Sistema pago da Microsoft.

Outra prova pode ser obtida da seguinte maneira: ao colocarmos três pessoas, uma que sempre utilizou Linux, outra que sempre usou Windows e a última que sempre usou Mac, para trocarem de sistemas, todas as três iriam sentir uma grande diferença e vão querer voltar ao sistema que usava anteriormente, mesmo sabendo que os três sistemas realizam as mesmas funções.

REFERÊNCIAS
Algumas informações foram retiradas do filme “Piratas do Vale do Silício”, que pode ser encontrado também como “Piratas da Informática”.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook, Twitter. Entre em contato pelo whatsapp: (83) 99631-9062.

O que achou? Comente...