Publicado em: 2 maio 2014

Por água de qualidade: Manifestação reúne cerca de 4.000 em Coremas

559ddd6e7f1da52c6fbf24beb23b8129

Na última quarta-feira (30) cerca de 4.000 pessoas se reuniram em uma grande manifestação pacífica pelo tratamento de água na cidade de Coremas, localizada no alto-sertão da Paraíba.

O açude Coremas Mãe D’água é o maior reservatório do estado e abastece os municípios de Patos; Pombal; São Bento; Belém do Brejo do Cruz; Santa Luzia; Coremas; Paulista; Belém; São Mamede; Condado; Malta; São José de Espinharas; São Bentinho; São José do Sabuji; Salgadinho; Cacimba de Areia; Vista Serrana; Cajazeirinhas; Várzea; Passagem; Areia de Baraúnas e Quixaba, que juntos totalizam 22 municípios, e 287.021 habitantes.

Em 2013 a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) enviou ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) um relatório o qual aponta contaminação da água do açude Estevam Marinho. De acordo com a chefe da Unidade Regional de Controle de Qualidade da Água (Urcoa), Rosimere de Farias, a água analisada foi captada em vários pontos do açude e também em locais onde estava sendo distribuída à população.

A biomédica Daylla Damires afirma que após análises das amostragens retiradas do reservatório, constatou-se a existência de coliformes totais (grupos de bactérias indicadoras de contaminação com material fecal de animais e seres humanos) e presença de outros organismos prejudiciais à saúde.

O manifesto foi organizado pela pastoral da saúde e aconteceu nas principais ruas da cidade tendo a participação massiva da população, destacando as escolas, instituições religiosas e grupos sociais. O objetivo foi chamar a atenção do poder público municipal, estadual e federal para que viabilizem a instalação e manutenção de uma rede de tratamento hídrico na cidade.

 

 

Portal do Litoral PB

Com PatosOnline




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...