Publicado em: 22 abr 2015

População e politicos prestigiam sessão solene em homenagem aos 56 anos de Alhandra

 

DSC_0331

Na ocasião, o empresário Franscisco de Assis (Seu Assis), que vive há mais de 30 anos em Alhandra, se emocionou ao receber o titulo de cidadão alhandrense.

DSC_0250 DSC_0257 DSC_0325 DSC_0320 DSC_0306DSC_0372

A sessão solene da Câmara Municipal, desta quarta-feira (22), marcou a comemoração dos 56 anos de emancipação política da cidade de Alhandra, que será oficialmente celebrado no próximo dia 24 de abril. A cerimônia foi marcada por discursos sobre a importância da união dos poderes públicos pelo desenvolvimento da cidade nos próximos anos.

O vereador Beto Januário foi o autor da propositura que possibilitou a sessão solene, que reuniu políticos e a sociedade alhandrense. “Estamos comemorando 56 anos graças a luta dos nossos emancipadores que enxergaram o potencial de crescimento da nossa cidade”, disse, acrescentando que os vereadores trabalharão cada vez mais para honrar e para manter o progresso conquistado ao longo das mais de cinco décadas de emancipação”, concluiu. Beto Januário também distribuiu um livreto aos presentes, que faz um passeio pela história da cidade, e que teve toda pesquisa realizada pelo parlamentar.

Presente na solenidade o deputado Branco Mendes, ressaltou o avanço da cidade. “Acredito que Alhandra teve um grande desenvolvimento e que ainda tem muito mais a desenvolver, dei a minha contribuição como vereador e prefeito desta cidade, como deputado, minha luta continua para conquistar benefícios para o povo alhandrense”, garantiu Branco.

O prefeito, Marcelo Rodrigues destacou o crescimento da cidade nos últimos anos. “Eu como filho de Alhandra, tenho muito orgulho de hoje exercer o cargo mais importante da cidade, sendo agricultor e filho de lavadeira, Alhandra vive o desenvolvido e a população tem mais qualidade de vida”, afirmou o atual gestor.

Devido a um problema de saúde, o ex-prefeito Renato Mendes não compareceu ao evento, mas, justificou sua ausência.

DSC_0370 DSC_0367 DSC_0364 DSC_0345

Os discursos foram feitos em clima solene e amigável. O presidente da Casa, Daniel Miguel ressaltou o aniversário de 56 anos como uma data importante a ser celebrada.

A vereadora Geiza Karla, falou sobre o momento histórico visto hoje em Alhandra” A Câmara de Alhandra, pela primeira vez realizou uma sessão solene em comemoração a Emancipação Política da cidade, que completa 56 anos no dia 24 de Abril, reunindo diversos representantes dos três poderes, entre eles o Prefeito Marcelo, o Deputado Estadual Branco Mendes, representando a Assembléia Legislativa, a Policia Militar do Estado foi representada pelo Capitão Hércules Belmiro, motivo de orgulho para os Alhandrenses, pois, é filho de Alhandra e apesar de ainda jovem já nos representa de maneira tão grandiosa. Ex-prefeitos, ex- vereadores que se dedicaram diretamente com o crescimento de Alhandra, que hoje é a cidade mais rica do litoral sul da Paraíba. Muito orgulho de participar desse momento histórico, valorizando todos aqueles sem exceção que deram sua parcela de contribuição, inclusive aqueles que já partiram para a eternidade, mas que continuam presentes em nossas memórias! Parabéns Alhandra!!”

DSC_0294 DSC_0276 DSC_0265 DSC_0261DSC_0337

 

Portal do Litoral 

Imagens: Luiz Cláudio

ALHANDRA: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA

Pesquisa: Beto Januário

02

ORIGEM DA CIDADE

03

Município localizado na Mesorregião da Mata Paraibana, na Microrregião Litoral Sul, a uma distância de 36 km da Capital João Pessoa. Limita-se a sul com Caaporã, a leste com Pitimbu, a Norte com Conde e Santa Rita e a Oeste com Pedras de Fogo. Os europeus se implantaram em Alhandra por volta de 1700, ocupando o aldeamento, naquele século já identificado com o nome de aldeamento de Aratagui. No início do século XVIII, colonizadores portugueses realizaram uma expedição ao local, combateram os indígenas e, por encontrarem semelhanças da topografia de região com a da cidade portuguesa de Alhandra, batizaram o reduto indígena com aquele topônimo. Esta nomenclatura permanece até hoje.

Em 1758 se torna a primeira vila da Paraíba, sendo apenas instalada em 1765. Após Alhandra se seguiram quatro vilas, a de Pilar (1758), a de São Miguel da Baía da Traição (1762), a de Monte-Mor da Preguiça (1762) e a de Jacoca, (atual Conde em 1768). Todas elas fundadas a partir de aldeias indígenas. Alhandra não surge vila assim, por sua grandeza, desenvolvimento ou por ser um povoado de relevante expressão. Mas sim para atender a uma estratégia da política colonialista, não é de se estranhar que Alhandra irá permanecer por mais de duzentos anos na categoria de vila.

No ano de 1959, um grupo de moradores da Vila de Alhandra, cansados da Vila viver dependente administrativamente da Capital João Pessoa, começam a pensar que Alhandra deveria se tonar cidade. Inicia então a luta dos filhos de Alhandra pela Emancipação política da vila.

Os senhores Valdemar Galdino Naziazeno, Adalberto Fulgencio dos Santos, Roldão Guedes, Manoel Torres Filho, Teófilo Calixto, José Guedes Francisco Barbosa e outros lutaram incansavelmente para a sonhada emancipação.

Sua emancipação política se deu em 24 de abril de 1959, sendo instalada em 08 de maio do mesmo ano, ficando desmembrada de João Pessoa e formando o município de Alhandra.

Atualmente a cidade possui em torno de 18 mil habitantes de acordo com o censo de 2010.

RELIGIOSIDADE

 Nova Imagem (1)

Os franciscanos construiramo igrejas e conventos nas aldeias, no intuído de exercer uma maior presença e por isso controle sobre os índios. Assim foi fundada a igreja de Alhandra com a invocação de Nossa Senhora da Assunção, uma das primeiras a ser erguidas em 1740. Sob um estilo barroco rural, a igreja de Nossa Senhora de Assunção já sofreu muitas alterações, porém conserva até hoje muito de sua arquitetura original. Associado a isto, houve a construção da igreja e do convento pelos próprios índios, o que corroborou no deslocamento de sua cultura e de sua religião, pela visão e instituição do deus cristão. Atualmente a igreja continua erguida na cidade, sendo símbolo da transormação religiosa da população de alhandra do politeísmo (crença em vários deuses) para o Cristianismo, religião trazida pelos novos habitantes da região. Está protegida pelo município pelo Art. 211 da Lei Orgânica do Município de Alhandra e em 15 de junho de 2004 foi tombada pelo Iphaep através do drecreto Estadual nº 25.097 de 15 de junho de 2004.

 

ESPORTES

04

O município de Alhandra é bastante conhecido pelo futebol, uma história que vem sendo escrita ao longo do tempo quando, a modalidade tinha ares de profissionalismo. Foi uma época que o futebol ficou conhecido em toda região por ter equipes muitos qualificadas. Na busca de resgatar essa hegemonia existe no município o projeto “esporte e ação”, que visa incentivar a juventude a praticar esportes, formar cidadãos e afasta-los do mundo das drogas. Um dos responsáveis pelo projeto é o desportista Joais Olegário dos Santos conhecido popularmente como “soró”, que também desempenha um ótimo trabalho na equipe do Resenha (Futsal) a que possui mais atletas no município nas categorias sub 10, sub13, sub 15 e sub 17 e tem como presidente Josinaldo Araújo (Naldo). O futebol também é bastante conhecido pelo nível de competitividade com equipes de grau bem equilibrado, Formam a cada dia campeonatos mais duelados. A maior rivalidade no município é, sem sombra de dúvidas, Teimoso e Real, que quando se encontram sempre fazem jogos muito intensos e emocionantes. A atual campeã da competição é a equipe do Bahia (Jussara), que durante a competição um de seus atletas que foi chamado para o convívio com Deus, o amigo Geovani, que partiu deixando muita saudade e recordação, mas mesmo assim a equipe que é muito tradicional no município buscou forças para ser vencedora da competição.

As equipes de futebol de salão (futsal) a cada dia ganham mais identidade na cidade, entre as equipes mais tradicionais do município de Alhandra podemos destacar: Resenha e União que configuram o maior e o mais antigo clássico da modalidade. Outras equipes que vem conseguindo respeito e reconhecimento são as equipes do Siririca de Mata Redonda, atual campeã municipal e do Vale Verde (Subaúma) que também ganhou recentemente a competição.

Equipes de Alhandra:

05

Teimoso (Rua Rosemiro Ferreira)                       Real (Bairro da caixa D´agua)

Vasco (Centro)                                                        São Caetano (centro)

São Paulo (Salgadinho)                                         Flamengo (Bairro da Pituba)

Guarani (Bairro do Salgadinho)                          Corinthians (Novo monte)

Sport (Bairro da Caixa D´agua)                            Grêmio (Nova Descoberta)

Remo (Andreza)                                                    Flamengo (Mata Redonda)

Mata Redonda (Mata Redonda)

Botafogo (Mata Redonda)

Vila Nova (Rua da Palha)                                      Grêmio (Andreza)

Santos (João Gomes)

Bahia (Jussara)

Palmeiras (Subaúma)                                           Cruzeiro (Subaúma

 

CULTURA LOCAL

06

O município de Alhandra possui um povo que cultiva bastante suas culturas. Segue abaixo algumas atividades culturais desenvolvidas na cidade.

Corrida do dia 24 de Abril

07

Cavalgada de nossa senhora da assunção que ocorre no dia da padroeira do município de alhandra nossa senhora da Assunção que ocorre no dia 15 de agosto e homenageia o vaqueiro Marcos Cristo Albuquerque conhecido popularmente por   “Marcos do Boi” que no dia 13 de Junho de 2012 teve um encontro com Deus,foi encontrado sem vida em cima de seu cavalo, Teve seus últimos momentos de vida fazendo o que mais gostava Cavalgada, partiu deixando muita Saudade.

08

Com raiz oriunda da colonização também se faz viva no município de Alhandra a capoeira, esporte caracterizado pela sua musicalidade com golpes e movimentos ágeis.

09 Banda Agente Três formada por músicos locais e bastante talentosos, inicialmente tocavam por lazer, dai então as pessoas foram cada vez mais foram se identificando com o talento do grupo, que as poucos adquiriu respeito e muitos admiradores, toca MPB e valoriza a verdadeira essência da musica popular Brasileira.

Nova Imagem (4)-tile

Temos no município de Alhandra duas quadrilhas de destaque a nível estadual a Asa Branca e a Balão Dourado, que fazem parte do grupo especial de João Pessoa onde se concentram as melhores quadrilhas juninas de toda religião metropolitana e toda a Paraíba, cada ano que passa Elas sobem no conceito das quadrilhas Juninas do estado, e aumenta a possibilidade de nosso município ter uma campeã não só da Paraíba mais com reais possibilidades de disputar e vencer o campeonato Nordestão.

11

Banda Marcial de Alhandra 24 de Abril

 POLÍTICA

12

Prefeitura de Alhandra. Foto: Oziel Tavares.

 Prefeitos desde a emancipação política (1959):

Carlos Soares de Lima de 1959 a 1960 nomeado pelo Governador Pedro Moreno Gondim.

Manoel Torres Filho de 1960 a 1963 suas realizações foram: ampliação da Prefeitura que fora construída por Agripino Souza Ferraz, construiu o pavilhão municipal hoje atual Clube Municipal, ampliou a praça que fora iniciada por Agripino em homenagem ao seu sogro Constantino Dantas da Silva que levaria seu nome, foi batizada Praça Nossa Senhora da Assunção para Manoel Torres que era adversário político de Agripino Souza Ferraz.

Hercílio Alves Ferreira Lundgren período de 1964 a 1969 fatos de sua administração foram: o inicio da invasão do território de Alhandra Abiaí para pertencer ao município de Pitimbú, construiu a Escola Frederico João Lundgren, trouxe a energia elétrica, implantou caixa d’água em Salgadinho para o abastecimento local e da Escola José da Silva Torres, que ficava próximo a Rodoviária Federal.

José Macedo Viana, tio do ex-vice-diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Renato Ribeiro Coutinho, o professor Carlos Macedo, o período de sua gestão foi de 1969 a 1973 suas realizações foram: Construção da Maternidade Rivalina Arraes, através do projeto do vereador José Henrique da Silva, abriu estrada do projeto do vereador José Henrique da Silva, abriu estrada do Acais até o rio do aterro, fez ponte de madeira e chafariz.

Arnaud Ferreira da Silva de 1973 a 1977 suas obras foram: construiu a Hermiliano Bandeira Ludgren, implantou boieiras, calçamento na Rua José Fernandes Barbosa, onde temos uma Escola com o mesmo nome no Bairro do Salgadinho.

Lídio Ferreira da Silva de 1978 a 1982 suas realizações foram: calçou parte da Rua Nossa Senhora da Assunção, abastecimento d’água, trouxe o Banco do Brasil, coletoria, fez poços artesianos na comunidade de Mata Redonda, calçamento na Rua João Pessoa, construiu a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Renato Ribeiro Coutinho, escolas nas comunidades de Sarapó, Árvore Alta e Tapuiu.

Ginaldo Francisco de Pontes de 1983 a 1988 foram suas obras: asfalto da BR, construção da cadeia pública, Fórum, Secretaria Municipal de Educação, Escola em Nova Alhandra, reforma na Maternidade Rivalina Arraes, calçamento da Rua Roldão Quedes e São Pedro.

Inácio Gabriel Ribeiro de 1989 a 1992 suas realizações foram: terminou o calçamento da Rua Nossa Senhora da Assunção, calçamento na Rua Professora Margarida, Rua Maria de Lima, Cônego Fernandes Passos, Pátio da feira livre, construção do matadouro público, duas escolas, dois posto de saúde, construção do mercado público, trouxe energia elétrica para Igreja Santo Antônio em Mata Redonda.

Antônio Cândido da Silva 1993 a 1996, suas obras foram: calçamento da Rua Rosemiro Ferreira, Arthur Gabriel, Antônio Soares, parte da Rua 24 de Abril, reforma da Maternidade Rivalina Arraes, construção da Escola Prof.ª Zélia Correia do Ó.

Ataides Mendes Pedrosa (Branco Mendes) 1997 a 2000, reeleito no período de 2001 a 2004 suas realizações foram: calçamento das ruas Claudionor Falsar, Hercílio Lundgren, Renilda Torres em Mata Redonda numa extensão de 15 mil metros quadrados; substituição do sistema elétrico do município numa extensão de 20 km; reforma da Câmara Municipal Manoel Torres Filho; reforma do matadouro Público;, instalação elétrica no Sitio Travessia; aquisição de carro para coleta de lixo; recuperação da Creche Alaíde Pessoa da Silveira; construção de 30 casas populares através do CEHAP projeto Mariz; desapropriação de lotes para aberturas de avenidas no distrito de Mata Redonda; eletrificação no loteamento centro Alhandra; Ginásio de esportes Wilsão; campo de futebol Pedrosão; implantação de uma rádio comunitária; recuperação do Prédio da Maternidade Rivalina Arraes; implantação de um programa de agente comunitário; reforma do posto de saúde de Subaúma e Mata Redonda; municipalização e manutenção do centro de saúde Alhandra; construção de um centro médico hospitalar com atendimento amplo e geral em Alhandra; reforma da secretaria de educação; construção de uma unidade de saúde em Andreza I; aquisição de uma máquina moto niveladora cartepillar; elaboração de projeto e aquisição de recursos em parceria com o Banco do Nordeste, SEBRAE, Emater, para favorecimento dos pequenos empresários; iluminação na quadra de esportes; melhoria no sistema d’água de Nova Alhandra; reforma do prédio de lavandeira do Acais e instalação do novo equipamento no abastecimento d’água, posto dos correios em subaúma, construiu o campo de futebol o Silvão em Mata Redonda; iniciou a construção do Ginásio de esportes o Rinaldão em Mata Redonda; implantação de uma escola de informática;, dois concursos públicos; construção do hospital Alfredo Ferreira.

Renato Mendes 2005 a 2008, reeleito no período de 2009 a 2012 suas principais realizações foram: concluiu o ginásio de esportes o Rinaldão em Mata Redonda; calçamento 100% do bairro do Oiteiro; construção da Praça de Gilberto e Praça São Sebastião; calçamento da Rua Napoleão Ferreira Lins, Travessa João Pessoa, Rua e Travessa Godofredo Silvino da Silveira, Rua e Travessa José Macedo Viana, Rua Carlos Soares de Lima, Rua Carlos Ribeiro Filho, Rua Severino Francisco, Rua Jardecilha, Rua Josefa de Jesus, Rua Creuzonice Januário Nunes, Rua Abilio Paulino, Rua Severina Dormelida,Rua Maria Lenice, Rua Major Elpidio Dantas, 100% do bairro da Pituba, Rua Severino Correia de Mesquita, Rua Inácio Fulgêncio, Rua Anália Mororó, Rua José João da Silva em Mata Redonda, Rua Severino Joaquim em Mata Redonda; construção da Praça da Bíblia, Praça José Lenildo em Centro Alhandra, Praça Inácio Gabriel  Ribeiro em Mata Redonda, Praça de Subaúma, praça do Acaís,  Praça de Nova Alhandra; iniciou o PSF em Vieira; Iniciou o PSF de Nova Alhandra; Iniciou o PSF de Sobradinho e iniciou a Construção da Policlínica e da Escola Prof.ª Zélia Correia do Ó. Forneceu o sistema de abastecimento de água de Sarapó em Andreza; eletrificação rural em sobradinho; padronização da feira livre; ampliação do hospital; SAMU; construção da Creche Júlia em Mata Redonda; abastecimento de Riacho e Rua da Palha em Mata redonda; calçadão em frente ao Banco do Brasil, revitalização da rua João Pessoa; reurbanização, drenagem, escoamento, iluminação com alargamento e novos canteiros; recuperação da ladeira do Bairro do Salgadinho (Rua Conego Fernando Passos); implantação do Mais Educação; adesão do Pronatec;, Cinema na Rua; Capacitação de Professores; Bicicletas para os alunos da Zona Rural; aderiu a todos os programas sociais: Projovem, Projovem Agricultor, Projeto acelera.

Marcelo Rodrigues prefeito em exercicio do mandato de 2013 a 2016: Calçou mais de 30 ruas; construção do Prédio da Secretaria do Bem Estar Social; revitalização do Cemitério Municipal; conclusão da Escola Prof.ª Zélia Correia do Ó; PSF de Vieira, Sobradinho e Nova Alhandra e da policlínica; pavimentação em asfalto nas Ruas Presidente João Pessoa, São Pedro, Nossa Senhora da Assunção, Roldão Guedes, Clóves Ferreira, Rosemiro ferreira, Conego Fernando Passos e Ministro João Agripino. Reforma do Campo e do Ginásio em Alhandra. Em andamento: UBS em Mata Redonda, UBS no Oiteiro, Escola no Oiteiro, Secretaria de Transporte, centro comercial e recuperação da voçoroca e pavimentação do Oiteiro.

Vereadores eleitos desde 1959

13

Câmara Municipal de Alhandra. Foto: Oziel Tavares.

 

Eleições 1959

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
José da Silva Torres FilhoPSB7810,1%
Severino Ferreira da SilvaPR698,93%
Severino Joaquim do NascimentoPR658,42%
José Barbosa de AlbuquerquePSB638,16%
José Quedes AlcoforadoPSB617,90%
Inácio Gabriel RibeiroPR455,82%
João Francisco da SilvaUND425,44%

Eleições 1963

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
Inácio Gabriel RibeiroUDN1128,65%
Severino Pereira de AraújoPL836,41%
José Henrique da SilvaUDN786,02%
Pedro Carneiro da CunhaPSD715,48%
Manoel Gomes de SouzaPSD675,17%
Severino Joaquim do NascimentoUDN665,1%
Antônio da Silva TorresPSD594,56%

Eleições 1968

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
Lídio Ferreira da SilvaARENA29625,3%
Teófilo CalixtoARENA19917,0%
José Augusto LeitãoARENA16213,8%
Inácio Gabriel RibeiroARENA15813,5%
Dorgival Ferreira da SilvaARENA15112,9%
João Francisco da SilvaARENA14712,5%
José Fernandes BarbosaMDB544,62%

Eleições 1972

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
Ademar da Silva TorresARENA17413,9%
Teófilo CalixtoARENA14511,6%
Alfredo de Almeida FerreiraARENA13710,9%
Manoel Fernandes da SilvaARENA13610,8%
Severino Pereira de AraújoARENA13310,6%
José Augusto leitãoARENA1179,37%
Ivanira Bandeira de OliveiraARENA1078,57%

Eleições 1976

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
Ivanira Bandeira de OliveiraARENA1838,6%
Ademar da Silva TorresARENA1677,84%
Inácio Gabriel RibeiroARENA1637,66%
Alfredo de Almeida FerreiraARENA1627,61%
José Augusto LeitãoARENA1326,20%
Severino Rodrigues da RochaARENA1326,20%
Juracy Gabriel QuirinoMDB231,08%

Eleição 1982

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
José Carvalho da Silva (Zeca)PMDB2097,95%
Wellington Russel Pereira (Leto)PMDB1726,55%
Antônio Severino MonteiroPMDB1596,05%
Givaldo Francisco de Pontes (Chola)PDS1555,90%
Inácio Gabriel RibeiroPDS1515,75%
José Lenildo Bezerra da Silveira (Nido)PDS1144,34%
Antônio Torres FilhoPDS1114,22%

Eleição 1988

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
Antônio Candido da SilvaPMDB2846,62%
José Carvalho da Silva (Zeca)PMDB2215,15%
Djalma Pereira da SilvaPTR2094,87%
Antônio Gomes de SouzaPL1713,98%
Geraldo Augustinho SantosPL1543,59%
Edielson Nunes dos SantosPTRB1212,82%
José Antônio de LimaPTR1212,82%
José Lenildo Bezerra da Silveira (Nido)PTRB992,30%
Carlos Armando Viana TeixeiraPMDB641,49%

Eleição 1992

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
Ataides Mendes Pedrosa (Branco)PDT2194,05%
Urdo Correia de Mesquita (Hugo)PDS1703,14%
Djalma Pereira da SilvaPDT1653,05%
José Carvalho da Silva (Zeca)PDS1653,05%
José Paulino do Nascimento(Zezinho F.)PDT1612,98%
Edielson Nunes dos SantosPDT1382,55%
João Rodrigues de Lima (Amigão)PDT1332,46%
Manoel de Lucena de FariasPFL1182,18%
Marcone Ferreira BarbosaPDS1182,18%
Edval Batista dos SantosPRN1122,07%
Carlos Armando Viana TeixeiraPMDB1011,87%
Expedita de Fátima PereiraPMDB991,83%
Severino Alves da Silva (Vinha)PMDB901,66%

Eleição 1996

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
Clóvis Constantino da Silva (Cocó)PMDB3014,80%
Cícera Rodrigues da CostaPDT3004,78%
*Maria de Lourdes Pereira de V.PMDB2754,38%
Djalma Pereira da SilvaPDT2253,59%
José Carvalho da Silva (Zeca)PDT2073,30%
José Lenildo Bezerra da Silveira (Nido)PDT2073,30%
Carieles Ferreira de Lima (Hélio)PMDB1802,87%
Expedita de Fátima PereiraPMDB1792,85%
Severino Alves da Silva (Vinha)PMDB1762,80%
Severino José Ramos (Biino)PPB1582,52%
João Rodrigues de Lima (Amigão)PDT1542,45%
Jeremias Antônio da SilvaPPB1492,37%
Urdo Correia de Mesquita (Hugo)PFL1302,07%
*José Alves de Lima Filho (Zeca Guarim)PMDB1672,66%

Eleições 2000

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO%VÁLIDOS
Fernando Arcelino dos SantosPDT4014,09%
Fabiano Rodrigues VelosoPFL3893,97%
José Lenildo Bezerra da Silveira (Nido)PDT3283,35%
Ebenezer Gabriel da Silva (Bena)PDT3273,34%
Severino Francisco Nunes (Biu Nunes)PPB3263,33%
Edielson Nunes dos SantosPDT2932,99%
Edval Batista dos SantosPFL2872,93%
Urdo Correia de Mesquita (Hugo)PFL2602,65%
Givaldo Francisco de Pontes (Chola)PPB2342,39%
João Rodrigues de Lima (Amigão)PDT2332,38%
Elienas L. Ferreira RochaPPB2312,36%
Djalma Pereira da SilvaPDT2252,29%
Cláudio Pereira cameloPSB1261,28%

Eleições 2004

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
Clóvis Constantino dos Santos (Cocó)PFL4954,63%
Edilson Pereira da Silva  (chico)PDT4364,07%
José Lenildo Bezerra da Silveira (Nido)PDT4314,03%
Manoel Ferreira BragaPFL3293,07%
Newdson Ceres Costa GuedesPRP3233,02%
Edielson Nunes dos SantosPTB3092,89%
Manoel Fernandes da Silva JuniorPFL3032,83%
Elienas L. Ferreira RochaPPS2692,51%
Marcio José lima do NascimentoPSL2542,37%

Eleições 2008

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
Daniel Miguel da SilvaDEM8998,2%
Moizés Marinho da SilvaDEM8037,32%
Fernando Arcelino dos SantosPSDB6966,34%
Edilson Pereira da Silva (Chico)PDT6836,23%
Clóvis Constantino dos Santos (Cocó)DEM5314,84%
Manoel Ferreira BragaDEM5304,83%
João Ferreira da Silva FilhoPMDB3433,12%
Valfredo José da SilvaPT3353,05%
Edileudo da Silva Salvino  (ledo)PTB2572,34%

Eleições 2012

VEREADORPARTIDOVOTAÇÃO% VÁLIDOS
Alberto Vasconcelos Nunes (Beto Januário)PP7475,49%
Daniel Miguel da SilvaDEM6965,12%
Ozana Alves da SilvaPMDB6784,99%
Valfredo José da SilvaPT6494,77%
Edileudo da Silva Salvino (Ledo)PTB5684,18%
Geiza Karla Rodrigues de PontesDEM5674,17%
Josinaldo Pontes dos SantosPSB5634,14%
Edielson Nunes dos SantosPMDB5444,00%
Moizés Marinho da SilvaDEM5293,89%
Fernando Arcelino dos SantosPSDB5003,68%
Edilson Pereira da Silva (Chico)PDT4823,54%

 GESTÃO ATUAL DA CÂMARA DOS VEREADORES

Daniel Miguel da Silva – Presidente

Edileudo da Silva Salvino – Vice Presidente

Geiza Karla Rodrigues de Pontes – 1º Secretario

Josinaldo Pontes Dos Santos  – 2 º Secretario

Demais Membros:

Alberto Vasconcelos Nunes

Moizes Marinho Da Silva

Valfredo José Da Silva

Edielson Nunes Dos Santos

Ozana Alves Da Silva

Edilson Pereira Da Silva

Fernando Arcelino Dos Santos

GESTÃO ATUAL DA PREFEITURA 

Marcelo Rodrigues da Costa – Prefeito

José Carlos Luna de Farias – Vice – Prefeito

Severino Rufino de Santana Neto – Secretário de Administração

Antonnia Karolyna Almeida Rodrigues – Secretária de Finanças

Jean Carlos Barros Batista – Secretário de Educação

Albarina Kelly de Lima Pereira – Secretária de saúde

José Mizael da Silva – Secretaria da Cultura

Severino Pereira da Silva – Secretário da Agricultura

Severino Lucena de Farias – Secretário de Transportes

Itamar Araújo de Carvalho – Secretário de Serviços Urbanos

Severino Belmiro da Silva – Secretário do Núcleo de Mata Redonda

Nadjane Almeida – Secretária da Ação Social

Silvio Ferreirade Oliveira – Secretário de Esportes

Jarbas Soares Chaves – Secretário de Articulação Política

HOMENAGENS PÓSTUMAS

oziel tavares

INACIO GABRIEL RIBEIRO

Nascido na cidade de Pedras de Fogo, chegou em Alhandra em 21 de fevereiro de 1952. Foi vereador durante 25 anos, sendo presidente da Câmara por duas legislaturas.

Em 1988 foi eleito prefeito, e em 1989 foi homenageado pela Tribuna dos Municípios como prefeito histórico da República Federativa. E em março de 1991 foi reconhecido como um dos melhores prefeitos do Estado, pela Fundação dos Municípios. Foi também vice prefeito durante o mandato de Branco Mendes.

 ALFREDO ALMEIDA

ALFREDO ALMEIDA FERREIRA

Nasceu em João Pessoa em 1949. Era conhecido como Alfredinho. Homem simples, foi um líder político da região. Foi vereador e vice-prefeito. Faleceu aos 23 de maio de 1995. Deixou muitas saudades àqueles que o conhecia.

 JOSE LENILDO

JOSÉ LENILDO BEZERRA DA SILVEIRA

Nasceu em 1944 na cidade de Alhandra. Entrou na vida política em 1981. Foi vereador entre 1989 e 2000. Foi um politico exemplar digno de digno de todo o respeito da população de Alhandra. Hoje deixa apenas saudades aos familiares e amigos. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Soares, ER; História de Alhandra – PB. 1959- 1999. 40 anos. Artes Gráfica e Livraria  Modelo. Goiana – PE. 1999.

Referencias culturais: Alhandra – Paraíba. / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Superintendência do Iphan na Paraíba; Textos, Daniela Lira e Fabrício Rocha. João Pessoa – 2013.

Alhandra: infográficos gerais dos munícipios – IBGE. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=250060&search=paraiba%7Calhandra%7Cinfograficos:-dados-gerais-do-municipio, acesso em abr2015.

Entrevista com a população local.

Imagens: Acervo pessoal e Oziel Tavares.

Prefeitura de Alhandra – Página na Web. Disponível em: http://www.alhandra.pb.gov.br/. Acesso em abr 2015.

 AGRADECIMENTOS 

A DEUS, PAI TODO PODEROSO

NATÁLIA JANUÁRIO RODRIGUES 

 JULIANE SANTOS DA ROCHA VASCONCELOS

OZIEL TAVARES (FOTOGRAFO)

 MANOEL FERNANDES DA SILVA JUNIOR

 ISRAEL JOSÉ DA SILVA

HELENO HENRIQUE DA SILVA (FUGÃO)

INFORMAÇÕES ORGANIZADAS E REPRODUZIDAS POR:

Nova Imagem

Alberto Vasconcelos Nunes, nascido aos dias 11 de Maio de 1987 na cidade de João Pessoa-PB, conhecido por Beto Januário. Concluiu o ensino médio no colégio estadual Renato Ribeiro Coutinho, trabalhou no ano de 2005 á 2007 na Ello Logística; de 2007 á 2009 na Abrange Comercio e Serviço; de 2009 á 2012 trabalhou como motorista de transporte alternativo; em 2010 passou em primeiro lugar no concurso realizado pela Prefeitura Municipal de Alhandra para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, cargo que exerce até hoje.  É estudante do curso de Administração, e  Em 2012 foi eleito vereador, o candidato mais votado de Alhandra com 747 votos. Do ano de 2013 á 2015 foi presidente da comissão de Justiça e Redação e atualmente é presidente da comissão de Finanças e Orçamento. Em 2014 recebeu, através de uma pesquisa pelo Instituto Tiradentes a “Medalha Tiradentes”, como um dos vereadores mais atuantes do município de Alhandra, Pelos relevantes serviços prestados ao município. Suas principais proposituras apresentadas na Casa Manoel Torres Filho foram: Solicitação de WI-FI nas praças do município de Alhandra e Mata Redonda. Religação da energia de Subaúma. Solicitou a construção de Cinco Quadras de Areia no município para pratica dos esportes como vôlei e futevôlei, reforma dos ginásios Wilsão e Rinaldão, como também uma rede de proteção que separa a quadra das arquibancadas visando oferecer segurança as pessoas que vão assistir modalidades desportivas; realização de dois torneios beneficentes, solicitou  também através de indicação e requerimentos : calçadas cidadãs, para promover melhores condições de acessibilidade para pessoas com deficiências nos prédios públicos em nossa cidade; sinalização de trânsito, reforma na praça Nossa Senhora da Assunção, PSF no Oiteiro, Ginásio poliesportivo no Oiteiro, calçamento e praça no Bairro de Nova Descoberta e Novo Monte, uma sede cultural para realização de eventos e um Museu para criação de acervo que preserve e relate toda a cultura e a arte do município; solicitação de uma escola de musica para afastar jovens das drogas e formar cidadãos e ainda, um portal turístico na entrada da cidade.

O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.

Sócrates




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...