Publicado em: 24 abr 2015

Pescador denuncia ‘roubo de água’ do São Gonçalo por empresários

galego_do_peixe

O presidente da Associação de Pescadores, Z-23 em São Gonçalo, Jerônimo Arlindo ( mais conhecido por “Galego do Peixe” denunciou ao Portal Folha do Sertão, nesta sexta-feria (24), que empresários da região continuam retirando água do Açude São Gonçalo, localizado no município de Sousa, no sertão paraibano, utilizando motores bombas, apesar da proibição do Governo Federal. O fato foi divulgado no Portal Folha do Sertão.

De acordo com a denúncia, os empresários estão “roubando água” no período na noite para se livrar da fiscalização da Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão responsável pelo gerenciamento do recurso hídrico do manancial que tem capacidade de 44.600.000 m3 e hoje opera com pouco mais de cinco milhões de metros cúbicos (5.007.000 m3) – o que corresponde a apenas 11,2%.

Galego do Peixe lembrou, inclusive, que existe uma decisão da Justiça Federal que proíbe qualquer retirada de água sem autorização do Açude de São Gonçalo. De iniciou houve uma fiscalização do Dnocs com apoio da Polícia Militar, mas depois não se teve mais informações desta fiscalização oficial. “Enquanto, vida eu tiver, continuarei a fiscalizar e a denunciar”, disse o pescador, pedindo que as autoridades competentes tomem as devidas providências para acabar com o problema que prejudica toda a sociedade da região de Sousa e cidades circunvizinhas.

A suspensão de todas as outorgas de uso da água do açude São Gonçalo para irrigação aconteceu a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Sousa (PB), na Ação Civil Pública nº 0800.346-80.2014.4.05.8202, proposta em 20 de novembro de 2014, quando o manancial começou a operar abaixo do volume satisfatório.

Portal do Litoral PB

Com Folha do Sertão



Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...